Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / J.K. Rowling

Warner Bros. sai em defesa de J.K. Rowling após ameaça de morte

Autora de Harry Potter foi ameaçada no Twiiter depois de condenar esfaqueamento de escritor indiano

Redação Publicado em 15/08/2022, às 10h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter - Getty Images
J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter - Getty Images

Após a escritora britânica J.K. Rowling, criadora da série de livros Harry Potter, receber ameaças de morte de um internauta no Twitter, a Warner Bros. Discovery saiu em defesa da autora.

No sábado, 13, Rowling fez post na rede social em que condenava o esfaqueamento do romancista indiano Salman Rushdie, que ocorreu na sexta-feira, 12. “Notícias terríveis. Me sentindo muito mal. Que ele [Rushdie] fique bem”, escreveu.

Respondendo ao tweet, o usuário, identificado como Meer Asif Aziz, disse: “não se preocupe, você é a próxima”. Em sua descrição, ele afirmava ser estudante, ativista social, ativista político e pesquisador.

Não demorou muito para que a Warner Bros. Discovery se posicionasse sobre o caso em um comunicado à imprensa, em que condenou as ameaças à autora, defendendo sua liberdade de expressão, além de desejar uma rápida recuperação a Rushdie.

“A Warner Bros. Discovery condena veementemente as ameaças feitas contra J.K. Rowling. Estamos com ela e todos os autores, contadores de histórias e criadores que corajosamente expressam sua criatividade e opiniões”, diz a nota. "A WBD acredita na liberdade de expressão, no discurso pacífico e no apoio àqueles que oferecem seus pontos de vista na arena pública”.

“Nossos pensamentos estão com Salman Rushdie e sua família após o ato de violência sem sentido em Nova York. A empresa condena veementemente qualquer forma de ameaça, violência ou intimidação quando opiniões, crenças e pensamentos possam diferir”, acrescenta.

A polícia da Escócia já está investigando a ameaça, segundo anúncio feito ontem, 14. “Recebemos um relato de uma ameaça online sendo feita e os policiais estão realizando investigações”, informou uma porta-voz da polícia escocesa.

Com capturas de tela da mensagem ameaçadora, Rowling escreveu: “Para todos que enviaram mensagens de apoio: obrigado. A polícia está envolvida (já esteve envolvida em outras ameaças)”.

O que aconteceu com Rushdie?

O romancista indiano Salman Rushdie estava prestes a dar uma palestra sobre liberdade artística em Nova York, nos EUA, na última sexta-feira, 12, quando foi esfaqueado por um homem que subiu no palco.

Rushdie causa polêmica desde a publicação de “Versos Satânicos” em 1988 e conta com uma “recompensa” por sua morte no Irã, com um incentivo para que muçulmanos o assassinem.

O escritor passou por uma cirurgia após o atendado, foi internado e já foi extubado, de acordo com seus agentes e amigos. O agressor, Hadi Matar, de 24 anos, foi detido e formalmente acusado por tentativa de assassinato e agressão.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.