Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Volodymyr Zelensky

Zelensky pede que russos sejam punidos após cortes de energia na Ucrânia

Ataques aéreos provocaram cortes de energia no país, deixando ucranianos sem luz e aquecimento

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 24/11/2022, às 12h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Volodymyr Zelensky - Getty Images
Volodymyr Zelensky - Getty Images

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu à ONU que puna a Rússia pelos ataques aéreos realizados contra a infraestrutura civil do país, que provocaram cortes de energia pelo território.

Sem o fornecimento de energia, os ucranianos têm enfrentado temperaturas abaixo de zero. Por esse motivo, as autoridades do país estão trabalhando incansavelmente nesta quinta-feira, 24, para reativar as luzes e o aquecimento.

Pela manhã, Kiev informou que a energia havia sido restaurada em três quartos da capital, além de que a água teria voltado a chegar a algumas regiões. A expectativa é que até o final do dia, todas as três usinas nucleares presentes no território sejam reativadas.

"Hoje é apenas um dia, mas recebemos 70 mísseis. Essa é a fórmula russa do terror. Tudo isso contra nossa infraestrutura energética", declarou Zelenskiy na noite de ontem, 23, à câmara do Conselho de Segurança da ONU.

Hospitais, escolas, transportes, bairros residenciais, todos sofreram", destacou o presidente, que pediu às Nações Unidas que se mobilizem para deter os ataques. 

'Vamos reconstruir tudo'

Mais tarde, em discurso voltado aos cidadãos ucranianos, Zelenskiy declarou: "Vamos reconstruir tudo e superar tudo isso porque somos um povo indestrutível".

Se Moscou realmente acredita que a falta de energia fará com que os ucranianos derrubem o governo e implorem por misericórdia, então, depois de nove meses de guerra, o Kremlin ainda não sabe absolutamente nada sobre a Ucrânia", escreveu no Twitter o conselheiro de Zelenskiy, Mykhailo Podolyak.