Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
PODCAST AH / História por Elas

A trajetória de Maria Bonita, a mais conhecida cangaceira da História

Saiba mais sobre a saga de Maria Bonita, também conhecida como a Rainha do Cangaço

Redação Publicado em 27/03/2023, às 14h58 - Atualizado às 16h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maria Bonita, a Rainha do Cangaço - Wikimedia Commons
Maria Bonita, a Rainha do Cangaço - Wikimedia Commons

Nascida em 8 de março de 1911, em Paulo Afonso, na Bahia, Maria Gomes de Oliveira, mais conhecida em vida como Maria de Déa ou, simplesmente, Maria Bonita, é lembrada por ter sido a mais famosa cangaceira da história. 

Em meados de 1930, deixou sua vida pacata de dona de casa para trás para se casar com o temido Lampião. A cangaceira ainda hoje é vista como a Rainha do Cangaço, uma vez que tinha forte influência no bando. 

Maria Bonita vivia cercada de diversas joias, que eram roubadas pelo seu marido. Contudo, engana-se quem acredita que ela andava somente com adereços de enfeite. Na época, era possível sempre avistá-la com um Colt calibre 38. 

Para saber mais sobre a saga de Maria Bonita, ouça agora o último episódio do "História Por Elas", o especial do podcast Aventuras na História, disponível nas principais plataformas de áudio.

Clique aqui e fique ligado em outros quadros exclusivos!

Ouça o episódio: 


PODCAST AH / HISTÓRIA POR ELAS

Nascida em 1894, Bertha Lutz foi uma grande bióloga, política e ativista feminista que lutou pelo voto feminino no Brasil. A sufragista é considerada pioneira nesta luta e em outras pelos direitos das mulheres.

Leia mais aqui!