Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
PODCAST AH / Idade Média

Mito ou verdade: As origens do instrumento de tortura a 'Donzela de Ferro'

Atribuída à Idade Média, a macabra 'Donzela de Ferro' tem relação com mitos modernos

Redação Publicado em 22/06/2023, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografias mostrando Donzelas de Ferro - Arquivo Pessoal / Jan Mehlich e Divulgação / Domínio Público
Fotografias mostrando Donzelas de Ferro - Arquivo Pessoal / Jan Mehlich e Divulgação / Domínio Público

Ao contrário do que muitas pessoas acham, o temido instrumento de tortura a 'Donzela de Ferro', não tem origem na Idade Média, mas, sim, é uma invenção da modernidade. 

Este instrumento macabro trata-se de um caixão em formato do corpo humano, repleto de ferros afiados. Ao entrar no dispositivo, a pessoa supostamente seria perfurada até a morte lenta. 

No entanto, de acordo com o historiador medievalista, Peter Konieczny, tal associação se dá pelo fato de que as pessoas acreditam que na Idade Média os indivíduos, seriam mais violentos. Mas, será que eram mesmo? 

Para entender melhor sobre o assunto, ouça agora o podcast do Aventuras Na História, disponível nas principais plataformas de áudio. 

Clique aqui e confira a programação completa!

Ouça o episódio: 


PODCAST AH / TITANIC

Lançado em 1997, o icônico filme Titanic, do renomado cineasta James Cameron, retrata um romance fictício ambientado no contexto real do famoso naufrágio do Titanic, em 1912.

+++Leia mais aqui!