Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
PODCAST AH / História por Elas

A saga de Bertha Lutz, a pioneira na luta pelo voto feminino no Brasil

A sufragista Bertha Lutz defendia o direito das mulheres ao voto e lutava pela liberdade feminina

Redação Publicado em 20/03/2023, às 13h42 - Atualizado em 19/02/2024, às 14h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bertha Lutz durante a Conferência de São Francisco, em 1945 - Divulgação / Arquivo ONU
Bertha Lutz durante a Conferência de São Francisco, em 1945 - Divulgação / Arquivo ONU

Nascida em 1894, Bertha Lutz foi uma grande bióloga, política e ativista feminista que lutou pelo voto feminino no Brasil. A sufragista é considerada pioneira nesta luta e em outras pelos direitos das mulheres. 

Em 1919, a sufragista fundou a Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher, com o intuito de defender o direito das mulheres ao voto.

Segundo a historiadora Teresa Cristina de Novaes Marques, durante a Constituinte de 1890-91 algumas mulheres de sua maioria de classe média alta, se manifesteram em favor do voto feminino. 

"Foi um movimento de pressão aos moldes do sufragismo norte-americano, a quem, aliás, Bertha era ligada por laços de amizade e de fidelidade política", disse a historiadora.

Para saber mais sobre a brilhante trajetória de Bertha Lutz, ouça agora o terceiro e penúltimo episódio do "História Por Elas", o especial do podcast Aventuras na História.

Clique aqui e confira outros episódios do especial!

Ouça o episódio: 


PODCAST AH / HISTÓRIA POR ELAS

Considerada um dos maiores nomes da revolução de Stonewall, Marsha P. Johnson foi uma ativista negra e trans que lutou contra a LGBTfobia ao longo de sua vida, durante a segunda metade do século 20. 

Leia mais aqui!