Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Quanto receberam os pais do bebê que deu vida a icônica capa do 'Nevermind' do Nirvana?

Lançado em 1991, o memorável álbum entrou para a lista de discos mais vendidos daquele ano

Fabio Previdelli Publicado em 22/06/2020, às 18h00 - Atualizado em 24/08/2021, às 19h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do disco Nevermind, do Nirvana - Divulgação / Geffen Records
Capa do disco Nevermind, do Nirvana - Divulgação / Geffen Records

Considerado um dos álbuns mais icônicos da história do rock, 'Nevermind', da banda Nirvana, foi lançado em 1991, entrando para a lista de discos mais vendidos daquele mesmo ano. 

Um ano depois do lançamento, o álbum embalado por Smells Like Teen Spirit, ficou em primeiro lugar das paradas da Billboard 200, sendo eternizado na história do rock internacional. 

O grupo Nirvana, por sua vez, revolucionou a música de sua época, não só por causa de suas ilustres canções, mas também pela lendária capa do disco 'Nevermind', em que mostra um bebê pelado nadando em uma piscina. 

O personagem que estampou a capa do álbum se chama Spencer Elden e, atualmente, trabalha como artista plástico.

Mas afinal, na época, ele chegou a conhecer Kurt Cobain e os demais integrantes da banda? E quanto seus pais teriam recebido financeiramente pela icônica capa?

Os bastidores da foto

Spencer Elden tinha apenas alguns meses quando seus pais receberam uma ligação do fotógrafo subaquático Kirk Weddle, que perguntou se ele poderia usar o bebê recém-nascido como parte de uma sessão de fotos para uma banda emergente chamada Nirvana. Na época, o pai de Elden ajudava com os sets, acessórios personalizados e materiais para a sessão de fotos, e foi assim que ele conheceu Weddle.

Inicialmente, Kirk tentou fotografar bebês em uma aula de natação, mas nenhuma dessas imagens se encaixava no que a Geffen Records estava procurando, então eles acabaram escolhendo uma das fotos que ele tirou de Elden. Mais tarde, um anzol com uma nota de dólar acabou sendo adicionado para parecer que o bebê estava nadando em sua direção. A sessão durou poucos minutos.

Era um ótimo conceito — um bebê embaixo da água, incapaz de respirar, buscando dinheiro com um anzol. Depois que Nevermind foi um grande sucesso, eles voltaram para mim para filmar a banda debaixo d'água”, revelou o fotógrafo em uma entrevista à Time em 2015.

Após o lançamento surpreendentemente bem-sucedido do álbum, a imagem entrou na história da música como uma das capas de álbuns mais reconhecidas de todos os tempos, junto com o Dark Side of the Moon do Pink Floyd e a Abbey Road dos Beatles.

Quem é Spencer Elden?

Atualmente, Spencer Elden, o bebê que estampou a capa do disco, mora em Los Angeles com sua mãe e se concentra em fazer arte e cultivar tomates. Nos últimos anos, seu interesse pela área se desenvolveu depois que o artista de rua Shepard Fairey atuou como seu mentor.

É uma viagem. Todos os envolvidos no álbum têm toneladas e muito dinheiro. Sinto que sou o último pedacinho de grunge rock”, disse Elden. “[Já eu] estou morando na casa da minha mãe e dirigindo um Honda Civic”.

Elden nunca conheceu os dois membros sobreviventes do Nirvana, Dave Grohl e Krist Novoselic; ele diz que tentativas anteriores de entrar em contato com um dos músicos não foram bem-sucedidas.

Olhando para trás, parece meio estúpido fazer entrevistas sobre isso, porque eu não tinha nada a ver com isso, mas muito a ver com tudo ao mesmo tempo”, disse Elden. “É uma sensação realmente estranha ser uma parte do momento de outra pessoa — ser pego nessa esteira de coisas”.

Em 2013, o TMZ perguntou a Dave Grohl se ele conheceu o bebê na capa do Nevermind e Grohl reconheceu que não: “Eu nunca o conheci. Nós não estávamos lá no dia em que eles fizeram a sessão de fotos, então eu não sei. Eu o vi em revistas e outras coisas.

Embora Elden tenha recriado a sessão de fotos várias vezes e tenha uma grande tatuagem que diz "Nevermind" no peito, ele diz que não chegou a um acordo por estar na capa do álbum.

Fiquei um pouco chateado. Eu estava tentando alcançar essas pessoas. Eu nunca conheci ninguém. Não recebi uma ligação ou e-mail. Acabei de acordar já fazendo parte desse grande projeto. É bem difícil”.

Frustrado por nunca receber qualquer tipo de compensação pela capa — seus pais receberam apenas 200 dólares pelos direitos de imagem da foto do filho — Spencer, chegou a procurar uma ação legal contra a Geffen Records, mas não teve êxito. "É difícil não ficar chateado quando você ouve quanto dinheiro estava envolvido". Nevermind já vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo.

[Quando] vou a um jogo de beisebol e penso sobre isso: 'Cara, todo mundo nesse jogo de beisebol provavelmente já viu meu pênis quando pequeno'. Eu sinto como se meus direitos humanos tivessem sido revogados”, lamentou na época.

Embora ele, às vezes, seja amargo com o papel que desempenhou em Nevermind, o artista plástico admite: "Acho que também sou eu que me empolgo e penso demais sobre isso". Spencer diz gostar da arte do álbum, descrevendo o conceito como "genial".

"O Nirvana é legal, eu acho — é apenas estranho fazer parte disso”.


+Saiba mais sobre Kurt Cobain através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Kurt Cobain Fragmentos De Uma Autobiografia, de Marcelo Orozco (2002) - https://amzn.to/3bTAyXi

O dia em que o rock morreu, de André Forastieri (Ebook) - https://amzn.to/329jZSH

Kurt Cobain, de Charles R. Cross (2014) - https://amzn.to/3bSxwT5

Kurt Cobain - Quando eu era um Alien, de Toni Bruno (2015) - https://amzn.to/37IaN8Z

Mais pesado que o céu: Uma biografia de Kurt Cobain, de Charles R. Cross (2012) - https://amzn.to/2HFSfeX

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W