Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

5 fatos sobre Selena Quintanilla, uma das maiores artistas latinas da História

Com uma curta carreira e um fim trágico, a cantora teve um namoro escondido e sua morte, anunciada no 1º de abril, foi recebida como uma pegadinha do dia da mentira

Isabela Barreiros Publicado em 09/04/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A cantora latina Selena Quintanilla - Getty Images
A cantora latina Selena Quintanilla - Getty Images

1. Carreira meteórica

Primeira latina a encabeçar a Billboard 200, Selena Quintanilla foi uma das maiores artistas da História. Ainda pela mesma revista, foi nomeada pela como a melhor cantora dos anos 1990 e a melhor cantora de música latina da década.

A “rainha do tejano” — um dos subgêneros musicais mais populares da música latina no país —  chegou a vender de mais de 80 milhões de discos em todo o mundo, com sua influência crescendo cada dia mais. Seu sucesso foi meteórico — mas terminou de maneira trágica e rápida.


2. A banda

Selena Y Los Dinos/ Crédito: Divulgação

Selena e seus irmãos tinham uma banda, a Selena Y Los Dinos. O grupo fez muito sucesso, mas, segundo o empresário José Behar, que ficou conhecido por assinar a cantora, "o mundo queria Selena, não Selena Los Dinos”.

Foi assim que a artista começou a gravar discos solos, com seu próprio nome, não levando mais o título da banda junto com seus irmãos mais velhos. Em 1989, a cantora lançou seu álbum de estreia solo, autointitulado “Selena”.


3. O relacionamento com Chris Peréz

o começo do romance da cantora com o guitarrista era escondido/Crédito: Divulgação/Instagram

O namoro de Selena Quintanilla e do guitarrista Chris Peréz começou às escondidas. O motivo era simples: o pai de Selena, o Sr. Quintanilla, não permitiria que a filha tivesse qualquer relação que não fosse com a música. Apaixonados, os dois decidiram se casar, acreditando que essa seria a única forma do empresário deixá-los em paz.

No entanto, os veículos de comunicação foram mais rápidos, e o pai ficou enfurecido. Com o tempo, porém, com o tempo, o próprio Abraham, com saudades da filha, começou a se reaproximar, aceitando, finalmente, o casamento e pedindo, ainda, que o guitarrista voltasse para a banda.


4. Trágico fim

Em um dos casos onde fascinados por seus ídolos os assassinaram, assim como foi com John Lennon, Rebecca Schaeffer e Andrés Escobar, por exemplo, Selena foi assassinada pela presidente do seu fã-clube, Yolanda Saldívar, no dia 31 de março de 1995. Um tiro nas costas com um revólver Taurus modelo 38 acabou com a vida da cantora.

Apenas aos 23 anos, a artista teve sua curta carreira terminada de maneira mais trágica possível. Mesmo que tivesse sido levada ao hospital rapidamente, não conseguiu sobreviver devido à perda de sangue. Saldívar segue presa pelo crime e só poderá recorrer pedindo liberdade condicional em 2025.


5. Primeiro de abril

Crédito: Getty Images

O dia seguinte ao assassinato da cantora era — insolitamente — o 1º de abril de 1995. Quando a rádio texana KEDA-AM anunciou a morte de Selena, muitos fãs e ouvintes não acreditaram no que foi dito, afinal, aquele era o dia da mentira. No entanto, a notícia não era uma brincadeira de mau gosto.

Assim que outros veículos de comunicação começaram a confirmar a informação, o luto por uma das maiores cantoras latinas da História teve seu início — e durou por um longo período.


+ Saiba mais sobre Selena por meio dos livros disponíveis na Amazon:

Selena's Secret: The Revealing Story Behind Her Tragic Death (English Edition), María Celeste Arrarás (2015) - https://amzn.to/2PgcVz8

For the Love of Selena Quintanilla: The Unauthorized Factbook of 50 Things to Love about Selena Quintanilla (Inglês), Hood Theorem (2015) - https://amzn.to/2WiikY9

Para Selena, Con Amor (Espanhol), Chris Perez (2012) - https://amzn.to/2MHPPQn

From Santa Anna to Selena: Notable Mexicanos and Tejanos in Texas History Since 1821 (Inglês), Harriett Denise Joseph (2018) - https://amzn.to/32GSMpZ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du