Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arqueologia

5 mil anos de história: Vestido Tarkhan, o mais antigo do mundo

Descoberto no início do século 20, vestido Tarkhan é peça de roupa egípcia mais antiga já encontrada, com mais de 5 mil anos; relembre!

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 19/03/2023, às 13h00 - Atualizado em 11/01/2024, às 11h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vestido Tarkhan, peça de roupa feminina mais antiga já encontrada - Divulgação/ Museu Petrie/UCL
Vestido Tarkhan, peça de roupa feminina mais antiga já encontrada - Divulgação/ Museu Petrie/UCL

O Egito Antigo instiga muitos arqueólogos até os dias de hoje, visto que é impressionante a forma como uma das sociedades mais antigas da humanidade possuía não só uma cultura extremamente rica, como métodos avançados de agricultura e técnicas de mumificação. Porém, diferentemente do que mais se vê sendo descoberto na região, uma peça de roupa é capaz de atrair olhares dos entusiastas de arqueologia.

Descoberta ainda no início do século XX, a peça, que apesar de parecer uma camisa devido aos danos do tempo, originalmente era um vestido. E o desgaste é completamente justificável: chamado pela comunidade científica de 'vestido Tarkhan', estima-se que a roupa possua entre 5,1 mil e 5,5 mil anos de idade, datando ainda do início do reinado egípcio, sendo assim o artigo vestuário feminino mais antigo já encontrado.

Bem costurado, o vestido apresenta, em si, a complexidade e riqueza que a antiga sociedade egípcia já tinha consigo, conforme o National Geographic Brasil. Uma peça da antiga alta-costura, possui mangas personalizadas, decote em V e pregas estreitas, nos cotovelos e axilas — todos detalhes que poderiam ser feitos somente por um profissional especializado, na antiguidade.

Vestido Tarkhan
Vestido Tarkhan / Crédito: Foto por Nic McPhee pelo Wikimedia Commons

Durabilidade

Como já mencionado, o que mais chama atenção no vestido não são somente seus atributos técnicos na produção, mas sim o tempo. Afinal, são poucas as peças de vestuário, produzidas com fibras vegetais ou com peles de animais, que durariam mais de 5 mil anos sem se desintegrarem.

Segundo Alice Stevenson, curadora do Museu Petrie de Arqueologia Egípcia de Londres e autora de um estudo sobre a idade da peça, publicado na Antiquity, os demais têxteis do sítio arqueológico em que o vestido Tarkhan não passam de 2 mil anos de idade. "Parece uma camisa esfarrapada, mas outras peças semelhantes de alguns séculos depois vão até o chão e, provavelmente, o vestido Tarkhan era mais longo", explica.

Jana Jones, da Universidade de Macquarie, na Austrália, aponta inclusive a existência de lápides datadas aproximadamente da mesma época da confecção da roupa, que mostram pessoas utilizando vestidos semelhantes. Vale apontar que os hieróglifos para "vestido" estão em uma lista de itens que os egípcios acreditavam levar para a vida pós-morte, além de alguns alimentos e cosméticos.

Estou feliz que o vestido Tarkhan foi datado por radiocarbono com segurança e que a ciência identificou sua origem como a peça tecida mais antiga", escreveu Jones em e-mail à National Geographic.