Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Michael Jackson

Afinal, por que Michael Jackson sempre usava máscaras faciais?

O Rei do Pop fazia suas primeiras aparições com as máscaras ainda nos anos 1980, chamando atenção ao uso

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 02/04/2023, às 11h44 - Atualizado em 18/05/2023, às 18h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Michael, em carro, usa máscara - Getty Images
Michael, em carro, usa máscara - Getty Images

Michael Jackson foi um dos maiores ícones da música de todos os tempos; além de suas performances icônicas e talento inegável, o Rei do Pop era conhecido por uma série de peculiaridades em sua vida pessoal. Uma das mais notáveis era o uso frequente de máscaras, algo que, muito antes da pandemia de covid-19, chamava atenção do público e da mídia.

Embora muitas pessoas possam pensar que o uso de máscaras era uma maneira de se proteger de doenças ou esconder sua aparência, a realidade é um pouco mais complicada; Michael Jackson começou a usar máscaras em público ainda nos anos 1980. Na época, ele explicou que era para se proteger dos paparazzi que o seguiam constantemente.

Na verdade, o uso de máscaras por Michael Jackson fazia parte de sua estratégia de se proteger da fama e da exposição constante, como revelado em sua autobiografia ‘Moonwalk’, lançada em 1989. Tudo começou quando, anos antes, ele extraiu os dentes do siso, recebendo a proteção facial pela primeira vez.

Eu amei essa máscara. Foi ótimo — muito melhor do que óculos de sol — e eu me diverti usando-o por um tempo. Há tão pouca privacidade na minha vida que esconder um pouco de mim é uma maneira de me dar um tempo de tudo isso. Pode parecer estranho, eu sei, mas gosto da minha privacidade", descreveu.

Luta pela privacidade

Michael, sem dúvida, uma das celebridades mais perseguidas pelos paparazzi de todos os tempos — e seu desejo de manter sua vida privada era bem conhecido. O uso de máscaras foi uma prática que, inclusive, passou para os filhos, como noticiou o portal Splash, do UOL.

Michael Jackson em Berlim usando máscara / Crédito: Getty Images

Além disso, Michael Jackson sofria de vitiligo, uma doença que causa a perda de pigmentação da pele. Em 1993 ele revelou à apresentadora Oprah Winfrey que sofria de vitiligo há dez anos. Como resultado, começou a usar maquiagem para cobrir as áreas de pele afetadas pela doença, o que tornava o uso de máscaras ainda mais importante para manter sua aparência privada.

Uma das pessoas próximas do astro que puderam falar sobre o uso foi seu ex-guarda-costas Matt Fiddes ao The Sun, em 2021, apontando que, apesar de também ser um método de manter Michael em evidência na mídia, de forma a atrair preocupação, o próprio cantor certa vez explicou o uso das máscaras.

"Ele passava por quatro países em apenas um dia e entrava em aeronaves com muitas pessoas o tempo todo. Ele dizia: 'Matt, não posso ficar doente, não posso desapontar meus fãs".