Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Adolescentes organizam saudação nazista em escola de Recife

Os alunos do Colégio Santa Maria usaram os termos "fuhrer" e "reich" em propaganda para uma eleição na escola. Entenda!

Wallacy Ferrari Publicado em 06/03/2020, às 07h00 - Atualizado às 07h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os 11 alunos, reunidos em sala de aula, realizando a saudação ao candidato - Divulgação/Instagram
Os 11 alunos, reunidos em sala de aula, realizando a saudação ao candidato - Divulgação/Instagram

Um candidato a eleição de orador estudantil do Colégio Santa Maria, em Recife, Pernambuco, protagonizou uma polêmica na tarde de quarta feira, dia 4, após aderir em sua campanha a saudação nazista criada por Joseph Goebbels, ministro da propaganda da Alemanha Nazista. Divulgando sua campanha em redes sociais, proclamou-se o “novo Führer da série”.

Na fotografia, o jovem, liderando a intervenção, está em uma espécie de palco, a frente de 10 alunos, fazendo a saudação com uma roupa preta, diferente do uniforme dos outros. Os colegas replicam a saudação em direção ao líder. A fotografia foi postada em uma conta do Instagram chamada @militancia.2020, que posteriormente foi excluída.

Na legenda, há referências nazistas com apropriações de termos políticos utilizados por Adolf Hitler. Afirma que está em “caminhada para a construção de um novo e inovador Reich” e em seguida acrescenta que o candidato é “amigo do povo” e tem “uma boa oratória”. Os alunos estão no Ensino Médio e tem idades entre 16 e 17 anos.

Em nota oficial, a instituição de ensino manifestou discordar dos atos e que os envolvidos foram suspensos: “O Santa Maria não apoia nenhum comportamento que vá de encontro aos valores cristãos, éticos, cidadãos, à preservação da vida, ao respeito a todos as raças, povos e crenças”, informou o comunicado.