Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Amor proibido: O Romanov que foi exilado por roubar joias da família para dar à sua amada

Nicolau Constantinovich estava apaixonado pela atriz Fanny Lean e decidiu cometer uma loucura criminosa para agradá-la

Wallacy Ferrari Publicado em 30/10/2020, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nicolau Constantinovich junto a Fanny Lean em montagem - Domínio Público
Nicolau Constantinovich junto a Fanny Lean em montagem - Domínio Público

Neto de Nicolau I, Nicolau Constantinovich teve uma infância privilegiada, com uma educação especial e modos que condenavam qualquer tipo de ato criminoso. Filho mais velho do grão-duque ConstantinoNikolaevich da Rússia e da grã-duquesa AlexandraIosifovna, chegou a ser um oficial militar de mérito, mas seu crime iniciou, justamente, por amar demais.

Durante um baile, em São Petesburgo, na Rússia, o militar conheceu a mulher que mudaria sua vida. FannyLean, uma atriz e dançarina estadunidense, foi apenas um caso na ocasião, mas seu carisma, beleza e independência chamou a atenção do grão-duque, que logo inicou uma amizade e, posteriormente, um relacionamento amoroso.

Nascida em 1948 na Filadélfia, FannyLean se chamava na verdade HattieBlackford. Teve seu primeiro filho aos 16 anos com BealeBlackford, entretanto, há registros de que a própria Fanny assassinou o marido e usou seu poder aquisitivo para entrar na alta sociedade. Com sua beleza e charme na juventude, se tornou uma das damas mais cobiçadas no final do século 19, na Europa.

Porém, o romance não agradava a família de Nicolau. O fato de Fanny não ser de uma família de classe e não possuir laços de sangue com nenhuma realeza envergonharia a diplomacia dos Romanovs. Além disso, ocorreria uma desigualdade devido a fortuna de Nicolau. O casal optou por ignorar as tentativas de afastamento e se edificaram conforme o amor crescia.

Quando o grão-duque foi chamado para lutar no Exército, pediu a atriz em noivado. Na volta, planejou um enorme casamento, além de embarcar um uma longa jornada por países da Europa junto a noiva, gastando somas impressionantes de dinheiro com itens de vestimenta e mobília para ambos.

[Colocar ALT]
Nicolau Constantinovich / Crédito: Wikimedia Commons

O acesso ao dinheiro não era ilimitado; Nicolau, assim como seus irmãos e outros membros da nobreza, recebiam anualmente uma quantia muito grande e confortável para suprir seus custos de vida ao longo dos meses, mas sem a possibilidade de receber mais antes da virada do ano, pois o dinheiro era coletado e contado graças a impostos e comércio, que na época eram lentos.

Com o aperto e a necessidade de demonstrar poder, o grão-duque abriu mão de sua criação e, em abril de 1874, roubou três diamantes no palácio dos seus pais. Inicialmente, muitos funcionários do governo, empregados da casa e até mesmo Fanny foram alvo de desconfiança, apesar de não estarem na residência quando a família sentiu a falta dos itens.

Com acusações sem embasamento, as suspeitas causaram um mal estar entre as monarquias envolvidas no caso e mostrou desorganização na liderança. Porém, a investigação conduziu as pistas até o próprio Nicolau, que levou os diamantes roubados para uma loja de penhores, onde conseguiu uma quantia suficiente para se manter até o fim daquele ano.

Interrogado, o grão-duque não manifestou nenhum tipo de arrependimento pelo furto do item de sua mãe; ao contrário, assumiu a autoria e informou que compraria presentes para sua amada com o dinheiro obtido no roubo. O mal-estar causado na residência dos Romanov foi tão grande que Nicolau perdeu todos os privilégios da Família Imperial por tempo indeterminado.

Considerado louco, foi enviado para o interior, onde viveu em outra residência imperial sem privilégios luxuosos. Eventualmente, era mandado para a Ásia Central, mas pouco saía de casa. Seus compromissos reais foram completamente excluídos da agenda imperial e Nicolau nem ao menos pôde comparecer no funeral e enterro de Alexandre II, seu tio, falecido em 1881.

Enquanto morava em Tashkent, dedicou-se a governar para as pessoas da região, buscando melhorar as condições de vida dos cidadãos. Foi quando conheceu e casou-se com NadezhdaAlexandrovnavonDreyer, em 1882. Com a moça, Nicolau teve dois filhos. Fanny por sua vez, se tornou escritora e chegou a ter um livro como best-seller, escrito em inglês e francês. A atriz e o grão-duque nunca mais se encontraram.


+Saiba mais sobre os Romanov através das obras disponíveis na Amazon

O último tsar: Nicolau II, a Revolução Russa e o fim da Dinastia Romanov, de RobertService - https://amzn.to/2WpbqjG

Os Romanov: O fim da dinastia, de Robert K. Massie - https://amzn.to/2otO67Q

In the Trenches: A Russian Woman Soldier's Story of World War I, de Tatiana Dubinskaya - https://amzn.to/324JVxe

Catarina, a Grande, & Potemkin: Uma história de amor na corte Románov, de Simon S. Montefiore - https://amzn.to/320p0uU

As Irmãs Romanov – A Vida das Filhas do Último Tsar, de Helen Rappaport - https://amzn.to/34f3IeD

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W