Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Amsterdam

Amsterdam: Filme é inspirado em uma história real?

'Amsterdam' é repleto de elementos e ambientações históricas, como a Grande Depressão e a ascensão do fascismo no mundo; a história é real?

Cena de 'Amsterdam' (2022) - Reprodução/20th Century Studios
Cena de 'Amsterdam' (2022) - Reprodução/20th Century Studios

Disponível no Amazon Prime Video, o filme 'Amsterdam', dirigido por David O. Russell, chegou aos cinemas em 2022. Com uma narrativa envolvente e intensa, o longa é um suspense com comédia que acompanha um trio de veteranos da Primeira Guerra Mundial envolvido na investigação de um golpe nos Estados Unidos, na década de 1930.

Na trama, conhecemos três grandes amigos, dois ex-soldados da guerra, Burt Berendsen e Harold Woodman, e uma enfermeira, Valerie, que fazem um pacto para sempre cuidarem uns dos outros. Porém, depois que dois deles são acusados injustamente de assassinarem uma mulher, o grupo se vê no meio de uma grande conspiração que buscava instaurar o fascismo nos Estados Unidos.

Em 'Amsterdam', vemos um elenco de peso, sendo os protagonistas vividos por Christian Bale, Margot Robbie e John David Washington; isso sem mencionar a presença de outras figuras ilustres como Chris Rock, Robert De Niro, Zoë Saldaña, Anya Taylor-Joy, Rami Malek e até mesmo Taylor Swift.

Além disso, também é possível observar uma série de tramas, ambientações e menções a eventos históricos. Ambientado na década de 1930, entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos no auge da Grande Depressão, essa trama descreve a quase ascensão de um grupo fascista na América.

Fotografia tirada durante a Grande Depressão, com um grupo de desempregados indo ao restaurante de sopa de Al Capone, mafioso que ficou famoso na época / Crédito: Getty Images

Dessa forma, o espectador assiste, ao longo de mais de duas horas, uma intensa narrativa investigativa repleta de elementos históricos. Mas afinal, 'Amsterdam' se inspira em alguma história real? Entenda!

Ambientação

Um dos aspectos a se observar de maneira histórica no filme é a ambientação. Aqui, assistimos aos Estados Unidos vivendo a miséria da Grande Depressão, após a Crise de 1929, que além de grandes dificuldades financeiras, ainda presenciava um cenário repleto de tensão em quesito internacional.

Afinal, vale lembrar que, apenas 21 anos separam o fim da Primeira Guerra Mundial e início da Segunda, ocorrendo a ascensão de Adolf Hitler ao poder nesse período, bem como de outras ideologias fascistas pelo mundo. 

+ Se Hitler governou o 'Terceiro Reich', o que foram os outros dois?

Benito Mussolini, líder fascista italiano, e Adolf Hitler, líder nazista alemão / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Aqui, acompanhamos também a tentativa de combater um grupo que planejava instaurar um golpe fascista nos Estados Unidos, substituindo o presidente eleito, Franklin Delano Roosevelt, por um veterano de guerra, com o apoio de grandes empresários e membros da alta sociedade de Wall Street.

Esse aspecto do golpe, por sua vez, possui certo embasamento histórico, mas com algumas ressalvas para o filme.

Golpe

Segundo o Screen Rant, no que se refere à narrativa em si, a história de 'Amsterdam' é inspirada na Conspiração Empresarial de 1933, nome dado ao evento em que veteranos de guerra e empresários ricos aliaram-se para tentar derrubar Franklin D. Roosevelt. Eles pretendiam colocar no comando do país o major-general aposentado do Corpo de Fuzileiros Navais, Smedley Butler.

Franklin D. Roosevelt e Smedley Butler / Crédito: Foto por FDR Presidential Library & Museum e Domínio Público via Wikimedia Commons

Este seria inclusive a maior inspiração para o personagem de Robert De Niro no filme, o general Gil Dillenbeck. No fim, ambos testemunharam contra os empresários frente a um comitê especial na Câmara dos Estados Unidos.

Porém, um detalhe sobre o episódio é que, no fim, mesmo que fosse confirmado que o plano para derrubar o presidente realmente existiu, a informação não foi divulgada ao público logo de cara, e, por isso, nenhum dos empresários foi preso. Hoje, grande parte dos historiadores realmente acredita no evento, mas ainda existem dúvidas sobre o quão perto este plano esteve de se concretizar.

Robert De Niro em 'Amsterdam' / Crédito: Reprodução/20th Century Studios

Já a reunião de veteranos que marca o clímax do filme, é inspirada em um verdadeiro comício afiliado aos nazistas que ocorreu em 1939 na Madison Square Garden, entretanto, ocorreu anos após os acontecimentos do filme, e posterior à chegada de Hitler ao poder, com o mundo vivenciando a Segunda Guerra Mundial.

Personagens

O trio principal de 'Amsterdam', Burt Berendsen, Harold Woodard e Valerie Voze (Christian Bale, John David Washington e Margot Robbie, respectivamente), é fictício para ligar os vários elementos históricos apresentados ao longo da trama. Porém, foram vagamente baseados em pessoas reais.

Burt, um caso mais particular, é inspirado em um oficial militar chamado Dr. Shields, um cirurgião da época que esteve com o Exército dos Estados Unidos durante a Guerra Filipino-Americana.

Valerie, por sua vez, foi inspirada em muitas artistas mulheres da época, como Georgia O'Keeffe e Meret Oppenheim. Já Harold não foi influenciado por um nome em específico, mas J. D. Washington afirmou ter pesquisado sobre a vida dos afro-americanos nesse período.

Burt Berendsen (Christian Bale), Valerie Voze (Margot Robbie) e Harold Woodard (John David Washington) em 'Amsterdam' / Crédito: Reprodução/20th Century Studios

Para conceber estes personagens, o diretor queria ver um trio de pessoas comuns que se deparam com uma grande conspiração contra o governo. A ideia de focar em figuras anônimas surgiu porque "muita história não foi registrada", conforme explicou o diretor David O. Russell à Collider.

Então pegamos um pouco da história registrada que é explosiva e fascinante, esse é o nosso plutônio secreto para qualquer cineasta compartilhar como uma ferramenta dramática", acrescentou o cineasta.

Detalhes

Apesar das referências mencionadas, grande parte da história de 'Amsterdam' ainda é ficcional. Não houve nenhuma espécie de Bill Meekins, o personagem cuja morte é a introdução do trio ao caso, assassinado por um grupo relacionado aos fascistas.

Cena de 'Amsterdam' / Crédito: Reprodução/20th Century Studios

Outro detalhe é que, no fim do filme, o personagem de De Niro faz um discurso que é tornado público em que denuncia o fascismo e fala abertamente sobre a tentativa de golpe. Na verdade, esse discurso realmente foi feito, mas exclusivamente ao Congresso.

Já o Comitê dos Cinco, o grupo proto-fascista que tenta encabeçar o golpe, realmente  existiu. Mas a versão real era bem diferente, sendo este o nome dado ao grupo que redigiu o que se tornaria a Declaração de Independência dos Estados Unidos, formado por John Adams, Benjamin Franklin, Thomas Jefferson, Robert Livingston e Roger Sherman.

Em compensação, as ações do grupo podem remeter à Liga Americana da Liberdade, uma associação que o verdadeiro Butler acreditava estar por trás da tentativa de golpe — o que foi reconhecido, posteriormente.

De qualquer forma, mesmo que 'Amsterdam' possua diversas imprecisões históricas, o filme pode ser uma alucinante viagem ao passado e especialmente intrigante àqueles que querem conhecer mais sobre o período sombrio entre guerras e a ascensão de grupos fascistas pelo mundo.