Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Idealizador da Escola Pública brasileira: O importante legado de Anísio Teixeira

Educador teve um papel crucial na luta por um ensino gratuito, laico e obrigatório para os brasileiros

Giovanna Gomes/ Atualizado por Fabio Previdelli Publicado em 13/03/2021, às 10h00 - Atualizado em 15/10/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O educador Anísio Teixeira - Domínio Público via Arquivo Nacional
O educador Anísio Teixeira - Domínio Público via Arquivo Nacional

O Inep é um importante órgão brasileiro voltado ao ensino e à pesquisa, cuja sigla é conhecida de todos aqueles que já realizaram o Enem, promovido pela instituição todos os anos. Contudo, talvez não seja de conhecimento de muitos o seu significado completo: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Sabendo disso, é possível que agora você esteja se perguntando: 'Mas quem foi Anísio Teixeira e qual foi sua contribuição para a educação brasileira? Neste Dia do Professor, saiba mais sobre essa importante figura que teve papel fundamental para a construção do ensino brasileiro.

Uma grande personalidade 

De acordo com site do Ministério da Educação, o nome da instituição homenageia, desde a década de 1990, uma das figuras mais importantes do processo de criação da escola pública brasileira e que lutou durante toda sua vida por um ensino igualitário e que não excluísse as pessoas sem muitos recursos.

Anísio Teixeira/ Crédito: Divulgação/ Acervo Instituto Anísio Teixeira

“Sou contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite, mantendo a grande maioria da população em estado de analfabetismo e ignorância”, dizia o educador baiano. 

“Revolta-me saber que, dos 5 milhões que estão na escola, apenas 450 mil conseguem chegar à 4ª série, todos os demais ficando frustrados mentalmente e incapacitados para se integrarem em uma civilização industrial e alcançarem um padrão de vida de simples decência humana”, disse Anísio em um documento entregue à imprensa no ano de 1958.

Um pioneiro do ensino

Durante a década de 1930, estava em alta o tema da universalização do ensino, para que todos pudessem frequentar a escola. Na época, Teixeira foi uma das personalidades que assinaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, que defendia uma educação gratuita, laica e obrigatória.

Teixeira lutou pelo acesso à educação para todos / Crédito: Divulgação/ Acervo Instituto Anísio Teixeira

No ano de 1935, fundou a Universidade do Distrito Federal, localizada no Rio de Janeiro, então capital do país. Em 1950 como secretário da educação da Bahia, criou quatro unidades da Escola Parque (Centro Educacional Carneiro Ribeiro) em Salvador, nos bairros de Pero Vaz, Liberdade, Caixa D'água e Pau Miúdo. Tratava-se de um projeto revolucionário que visava um ensino profissionalizante e integral.

Outra grande contribuição de Teixeira foi a participação no projeto de criação da Universidade de Brasília (UnB), fundada em 1961 e da qual foi nomeado reitor dois anos depois.

O educador foi uma importante personalidade - Crédito: Divulgação/Acervo Instituto Anísio Teixeira

Anísio também chegou a ser dirigente do Inep, tendo ficado no cargo entre de junho de 1952 e abril de 1964, quando teve início o período da Ditadura Militar. Na época, ele foi até os Estados Unidos para lecionar nas universidades da Colúmbia e da Califórnia, retornando dois anos depois. Foi então que o educador tornou-se consultor da Fundação Getúlio Vargas, permanecendo até sua morte em 1971.

Prêmio Anísio Teixeira

Desde 1981, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao MEC, promove — a cada cinco anos — o Prêmio Anísio Teixeira. Por meio dele, são homenageadas as pessoas que realizaram importantes contribuições para o desenvolvimento da pesquisa e da educação no país.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Anísio Teixeira: Experiência reflexiva e projeto democrático: a atualidade de uma filosofia da educação, de Pedro Angelo Pagni - https://amzn.to/2OsW6Ts

Paulo Freire e Anísio Teixeira: Convergências e Divergências (1959-1969), de Sérgio C. Fonseca - https://amzn.to/3tatb5s

Pioneirismo e atualidade de Anísio Teixeira (eBook Kindle), de Iza Guerra Labelle - https://amzn.to/3csEmzN

O Segredo da Infância, Maria Montessori - https://amzn.to/3kjJGYV

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W