Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Lula

Antes de Janja, Lula foi casado duas outras vezes

O fundador do PT está atualmente em seu terceiro casamento, relembre os anteriores!

Redação Publicado em 30/10/2022, às 20h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lula em seu primeiro e segundo casamento - Arquivo Pessoal e Getty Images
Lula em seu primeiro e segundo casamento - Arquivo Pessoal e Getty Images

No último mês de maio de 2022, em uma quarta-feira,Luiz Inácio Lula da Silvase casou com Rosângela Silva, também conhecida como Janja, socióloga e afiliada do PT desde o ano de 1983. A festa ganhou as manchetes nacionais, contando com a divulgação de quem foi convidado, do que tinha no cardápio e muitos outros detalhes da celebração. 

O político, que governou o Brasil por dois mandatos, permanecendo no cargo entre 2003 e 2011, começou o relacionamento com a sua atual esposa em 2017, porém só o divulgou ao público em 2019. Na época, Lula estava na prisão em relação com os processos da Operação Lava Jato, e conversava com sua amada principalmente através de cartas. 

Lula e Janja durante casamento / Crédito: Divulgação/ Ricardo Stuckert

Hoje, Janja é uma presença constante ao lado do petista, tendo participado de forma ativa de sua campanha política para as eleições à presidência deste ano. Antes da socióloga, porém, o fundador do PT já havia tido dois casamentos. Relembre abaixo os casamentos anteriores do ex-presidente! 

Primeiro matrimônio

O primeiro casório de Lula ocorreu em 1969, ainda durante a ditadura, quando o homem, que no período ainda trabalhava como metalúrgico, tinha 24 anos de idade. 

Ele se casou com a costureira Maria Lourdes da Silva em uma comemoração simples, que, segundo o antigo jornal Hoje em Dia, contava com "batatinha, pão, sanduíche, bolo e guaraná". 

Infelizmente, esse primeiro relacionamento do futuro político acabou sendo breve. Isso, pois sua esposa contraiu hepatite apenas dois anos mais tarde, em 1971, ao que seu estado de saúde decaiu rapidamente. 

Lourdes estava então grávida do marido, e passou por uma cesárea de emergência que tentava salvar tanto ela quanto a vida do filho, e falhou em ambos os casos, fazendo com que Lula sofresse uma perda dupla. No livro biográfico "Lula, o Filho do Brasil", o ex-presidente explica que foi uma tragédia que poderia ter sido evitada.

Ela poderia ter sido melhor tratada. Morreu sem que houvesse nenhuma assistência para ela. Eu fui ao hospital e vi. Ela gritava, ela gritava, ela gritava. Não tinha um médico para atender, não tinha ninguém. Sinceramente, eu tenho muitas restrições a esses médicos que estavam no hospital. Hoje, eu tenho consciência de quanto um desgraçado de um pobre passa nos hospitais", relatou. 

Segundo matrimônio

Lula e Dona Marisa / Crédito: Governo do Brasil 

O segundo relacionamento oficializado diante do Estado vivido pelo petista durou muito mais que o primeiro, começando em 1974 e durando até a morte separá-los. 

Sua segunda esposa, que também era viúva, como ele, se chamava Marisa Letícia Casa dos Santos, e esteve ao lado de Lula durante toda a sua trajetória pública, desde seus tempos como líder sindical.

Ela o ajudou durante a criação do PT, tendo sido, por exemplo, quem confeccionou a primeira bandeira do partido, e acompanhou o parceiro até a presidência, quando se tornou primeira-dama do Brasil. Marisa foi, inclusive, um apoio fundamental ao parceiro em 2011, quando ele foi diagnosticado com um câncer maligno na laringe. 

O casamento durou mais de quatro décadas, e gerou três filhos: Fábio Luís,Sandro Luís, e Luís Cláudio, que possuem entre 30 e 40 anos atualmente. Marisa, que era chamada carinhosamente de "galega" pelo marido, faleceu em 2017, aos 66 anos, devido a um AVC. 

Em seu discurso durante o velório da esposa falecida, Lula relembrou sua trajetória com a parceira, que muitas vezes garantiu a ele que "segurava a barra" enquanto ele investia em sua ocupada carreira política. 

Ela, praticamente, criou os filhos sozinha. Porque era ela que ia na escola. Na verdade eu acho que ela não foi só mãe. Ela foi pai, ela foi tia, foi avó, foi tudo. Porque ela cuidou de todos e nunca reclamou da vida", concluiu o ex-presidente na ocasião, conforme repercutido pelo UOL.