Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Civilizações

Assentamento de Vitcos: Conheça o local onde Inca Manco se refugiou para escapar dos conquistadores

Região serviu como asilo para os Incas que não queriam se curvar à subjugação espanhola

Fabio Previdelli Publicado em 26/12/2019, às 16h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sitio arqueológico de Vitcos, no Peru - Wikimedia Commons
Sitio arqueológico de Vitcos, no Peru - Wikimedia Commons

O Império Inca é considerado pela maioria dos estudiosos como o mais desenvolvido das Américas, dominando o planalto peruano até a última fortaleza conquistada pelos espanhóis em 1572. 

As evidências dessa civilização avançada ainda podem ser vistas hoje, com o marco mais famoso sendo a cidade de Machu Picchu. No entanto, a região de Cusco vem sendo muito explorada por arqueólogos, que tentam encontrar mais informações sobre essa sociedade que viveu há mais de 500 anos.

Como, por exemplo, o sítio arqueológico de Vitcos, que era uma residência dos nobres e onde os incas que se recusavam a se submeterem aos espanhóis se refugiavam. A importância do local é mostrada no documentário Mundo Misterioso dos Incas (Mysterious World of the Inca), da Amazon Prime.

Inclusive, a região pode ter sido o local de descanso final de uma das figuras mais importantes da resistência Inca. “Inca Manco, que assumiu o trono após a morte de Huascar, também morou aqui”, relata o documentário.

Sitio arqueológico de Vitcos, no Peru / Crédito: Wikimedia Commons

"A sepultura de Inca Manco fica no lado sul, onde o rio se chama Pachamama. Nas margens do rio está uma pedra, no estilo inca, e na parte de trás há uma espécie de porta de entrada. Este é provavelmente o túmulo de Inca Manco, porque foi aqui que ele foi morto".

O documentário também relata que na região existem "númerosos lugares estranhos e misteriosos chamados Huaca" que, segundo a crença da região, pode ser tanto uma divindade com poderes sobrenaturais, quanto o local onde eles eram cultuados.

"Além dos santuários criados artificialmente, Huaca pode ser praticamente qualquer coisa, como uma pedra de forma estranha, montanhas, nascentes ou lagos".


+ Para saber mais sobre os Incas:

1. Breve História dos Incas - https://amzn.to/2Zv15V4

2. A civilização Inca - https://amzn.to/2Ssa7k3

3. Por Uma História do Possível: Representações das Mulheres Incas nas Crônicas e na Historiografia - https://amzn.to/2ZsX9DX

4. Incas - https://amzn.to/379Wpq8

5. Machu Picchu. Na Trilha dos Incas - https://amzn.to/2QnUhnQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.