Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Até que a morte nos separe: Ida e Isidor Straus, o casal que fez questão de afundar junto no Titanic

Donos de uma das maiores redes varejistas dos Estados Unidos, o casal desrespeitou a ordem de saída e fez questão de se unir até o último suspiro

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 14/04/2020, às 12h31 - Atualizado em 22/06/2023, às 14h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O casal, em fotografia pessoal (à esq.) e uma fotografia do Titanic partindo (à dir.) - Wikimedia Commons
O casal, em fotografia pessoal (à esq.) e uma fotografia do Titanic partindo (à dir.) - Wikimedia Commons

Ida e Isidor Straus faziam questão de ser um casal movido pelo amor. Em 1871, oficializaram a união, se tornando influentes comerciantes de Nova York com investimentos e pequenas aquisições de sociedades em comércios locais. Juntos, passaram a edificar um império varejista.

Isidor, nascido na Alemanha, era o mais velho de cinco irmãos e havia se alistado ao Exército dos Estados Confederados e representado os negócios da família na Inglaterra antes de ser dono de seu próprio comércio junto ao irmão Nathan, nos EUA. A força como comerciante o tornou congressista entre 1894 e 1895, porém, interrompeu as atividades para se dedicar aos negócios.

Ida também havia nascido em solo germânico, porém, conheceu o marido em terras estadunidenses e com ele, teve sete filhos entre 1872 e 1886. Isidor, ao lado do irmão, comprou a varejista Macy’s, em Manhattan. Uma parceria de sucesso.

O casal representado em cena deletada do filme Titanic, de 1997 / Créditos: Divulgação

Em abril de 1912, não foi diferente; após uma viagem para a Europa através do navio HAPAG Liner Amerika, um cargueiro movido a vapor, o casal tratou de planejar a volta no RMS Titanic, como repercutido pela Encyclopedia Titanica. Instalados na primeira classe, nas cabines C55-57, aproveitaram a viagem, no entanto, não esperavam que aquele se tornaria o momento mais trágico de suas vidas.

Juntos até o fim

Junto ao casal, o criado de Isidor, John Farthing, e a empregada pessoal de Ida, Ellen Bird, acompanhavam a viagem de maneira que auxiliasse o casal. Na noite de 14 de abril de 1912, o navio colidiu com a lateral de sua estrutura com um iceberg enquanto navegava pelo Oceano Atlântico. Conforme orientados, se vestiram e foram direcionados ao convés principal do navio.

As ordens davam a prioridade dos botes salva-vidas para crianças e mulheres. Assim, Ida notou que não poderia estar acompanhada do marido, por mais que tentasse. Registros de testemunhas que estavam no navio afirmam que Ida não concordou em deixar o marido. A história do casal foi relembrada em 2017 por um de seus bisnetos Paul A. Kurzman no programa Today.

"Minha bisavó Ida entrou no bote salva-vidas esperando que seu marido a seguisse. Quando ele não a seguiu, ela ficou muito preocupada e o oficial do navio encarregado de baixar aquele bote em particular disse: 'Bem, Sr. Straus, você' Você é um homem idoso... e todos nós sabemos quem você é... Claro que você pode entrar no bote salva-vidas com sua esposa'", disse ele. "E meu bisavô disse: 'Não. Até que eu veja que todas as mulheres e crianças a bordo deste navio estão em um bote salva-vidas, eu não vou entrar em um bote salva-vidas'."

Entre os diversos botes que saíam, Ida fez questão de dar seu lugar para sua empregada Ellen enquanto aguardava um bote que pudesse abrigar ambos. O casal foi visto pela última no convés, enquanto a água subia, na madrugada de 15 de abril. 

Memorial do casal Straus na principal unidade da loja Macy's, nos EUA / Créditos: Divulgação / Twitter

O corpo de Isidor foi encontrado pelo navio CS Mackay-Bennett, contratado pela White Star Line para recuperar os corpos dos mortos no Titanic. Entre os 306 corpos recuperados, somente 190 puderam ser identificados pelo seu estado de conservação, sendo outros 116 devolvidos ao mar. Em 30 de abril de 1912, o navio retornou ao porto de Halifax com os corpos e os devolveu as famílias.

O corpo de Ida nunca foi localizado, no entanto, ambos tiveram um grande funeral e foram prestigiados por centenas de pessoas antes do enterro de Isidor.