Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Oppenheimer

Oppenheimer: Veja 7 curiosidades sobre o filme que pode varrer o Oscar

Com 13 indicações, Oppenheimer lidera o Oscar, que ocorrerá no próximo domingo, 10. Veja curiosidades sobre o filme

Redação Publicado em 20/07/2023, às 12h14 - Atualizado em 05/03/2024, às 18h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de 'Oppenheimer' - Divulgação
Imagem promocional de 'Oppenheimer' - Divulgação

Lançado no ano passado, Oppenheimer foi abraçado pelo público e pela crítica. O filme é baseado na obra escrita por Kai Bird e Martin J. Sherwin: Oppenheimer: O triunfo e a tragédia do Prometeu americano. Nas telonas, o público confere a história de J. Robert Oppenheimer, o homem que entrou para a História como o 'pai da bomba atômica'. 

Inclusive, o longa-metragem liderou com 13 indicações o Oscar 2024. A premiação acontecerá em Los Angeles, Estados Unidos, no próximo domingo, 10, a partir das 20h. Será possível acompanhar a entrega dos prêmios através do canal pago TNT e na plataforma de streaming Max.

Pensando nisso, o site Aventuras na História reúne curiosidades reveladas pelo diretor e elenco do filme. 

1. Cientistas reais

Para dar o tom de realidade a uma história tão importante, Nolan contratou cientistas verdadeiros para a figuração do longa. Em entrevista ao  Entertainment Weekly, como repercutido pela Rolling Stone Brasil, ele explicou o motivo. 

"Estávamos em Los Alamos de verdade e tínhamos vários cientistas reais como figurantes," disse o diretor. "Precisávamos de uma multidão de figurantes para reagir e improvisar. Conseguimos improvisos e discursos muito divertidos de se ouvir", disse Nolan. 

Ele explica que os cientistas contratados para o filme discutiam a respeito da temática real discutida em 'Oppenheimer'. 

"Já estive em sets com vários figurantes que estavam pensando mais no almoço. Esses caras [cientistas figurantes] estavam pensando nas implicações geopolíticas das armas nucleares e sabiam muito sobre isso", afirmou ele. "Isso serviu como um ótimo lembrete para todos os dias: precisamos estar dentro do nosso jogo, precisamos ser fiéis à história e realmente saber o que estamos fazendo".

2. Filme mais longo

Antes da estreia de Oppenheimer, o filme mais longo lançado por Nolan era 'Interestelar', lançado em 2014. O longa sobre o 'pai da bomba atômica' tem impressionantes 2 horas e 49 minutos.

“É um pouco mais longo do que o filme mais longo que já fizemos. São quase três horas de duração”, disse o diretor em entrevista à Total Film.

Cena do filme 'Oppenheimer' /Crédito: Reprodução/Vídeo

3. Participação especial

Oppenheimer conta com uma participação especial. A filha de Nolan, Flora, aparece no filme como uma personagem que mostra os impactos da bomba no corpo humano, em meio a uma alucinação do protagonista.

"Era uma cena experimental, não muito planejada. Ela estava no set, e se mostrou disposta a ir com a gente nessa jornada", explicou o diretor ao The Daily Telegraph. 

"Acho que o ponto daquela cena é que, se você cria algo tão destrutivo quanto uma bomba, ela também vai destruir aqueles que você ama. Talvez tenha sido meu jeito de expressar esse sentimento", disse Nolan

4. Bomba

Após Nolan ter afirmado que o filme não conta com CGI, muitos passaram a acreditar que ele teria utilizado uma bomba atômica verdadeira no filme - um boato infundado, vale ressaltar. No entanto, o diretor se manifestou após saber do rumor. 

“É lisonjeiro que as pessoas pensem que eu seria capaz de algo tão extremo quanto isso, por um lado, mas também é um pouco assustador”, explicou Nolan ao Hollywood Reporter.

4. Dieta extrema

Cillian Murphy encarou como uma verdadeira responsabilidade interpretar um personagem tão complexo. Emily Blunt, parte do elenco do longa, revelou que Murphy, que já é magro, seguiu uma dieta radical durante as gravações. 

"E ele só podia comer, tipo, uma amêndoa todo dia. Ele estava tão emaciado", afirmou Blunt durante entrevista ao Extra!.
Cena do filme 'Oppenheimer' /Crédito: Divulgação

5. Sem jantar

Ainda sobre Cillian, Blunt revelou, dessa vez em entrevista à People, que o ator não costumava sair para jantar com o elenco no período em que estavam no deserto do Novo México, nos Estados Unidos. Ele sentiu o peso de um papel tão importante.

"Estávamos todos no mesmo hotel, no meio do deserto. Éramos as únicas companhias, uns dos outros. Eu e o Matt éramos colegas de quarto, então sempre saímos para jantar, mas o Cillian nunca ia. O peso de tudo o que ele tem que interpretar e aguentar é enorme", explicou Blunt.

Já Matt Damon afirmou que a cabeça do ator estava 'pilhada': "É claro que ele não podia sair para jantar com a gente. Ele simplesmente não conseguia. A cabeça dele estava pilhada".

6. Aprovação

Além da crítica, 'Oppenheimer' também agradou Kai Bird, historiador e um dos responsáveis pela biografia que inspirou o filme: "American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer", lançada em 2005.

Ao Institute for Advanced Study, Kai Bird disse que ficou impressionado com o resultado do filme. "Estou, no momento, atordoado e me recuperando emocionalmente de tê-lo visto. Acho que será uma conquista artística impressionante e espero que realmente estimule uma conversa nacional e até global sobre as questões sobre as quais Oppenheimer estava desesperado para falar - sobre como viver na era atômica, como viver com a bomba e sobre o macarthismo – e sobre o que significa ser um patriota, e qual é o papel de um cientista em uma sociedade encharcada de tecnologia e ciência, para falar sobre questões públicas", disse o escritor e historiador, segundo repercutido pelo Screen Rant.

7. Batalha com Barbie

Aqui, a curiosidade não envolve só o filme, mas seu principal concorrente: o live-action de Barbie. Isso mesmo, o longa sobre o pai da bomba atômica foi lançado no mesmo dia que o filme baseado na mais famosa boneca da História, o que criou uma 'batalha' entre internautas, que disputam para saber qual dos dois filmes vai se destacar nas bilheterias. 

Nolan quebrou o silêncio sobre a disputa apelidada de 'Barbieheimer'. Ao contrário do que muitos imaginaram, ele não se mostrou furioso com a estreia dupla de filmes com tanto potencial. 

"Os cinemas no verão, em um mercado saudável, estão sempre lotados, e estamos fazendo isso há muito tempo", disse o diretor de 'Oppenheimer' ao IGN. "Nos preocupamos com filmes, estávamos realmente esperando para ter um mercado lotado novamente. Chegou a hora, e isso é excelente."

Cena do filme 'Barbie', que também já pode ser conferido nos cinemas /Crédito: Divulgação

Inclusive, Cillian Murphy, protagonista do filme sobre o 'pai da bomba atômica', afirmou que acha incrível o lançamento dos dois filmes no mesmo dia.

"Acho ótimo. Quero dizer, verei Barbie. Mal posso esperar para vê-la", explicou o artista durante a mesma entrevista. "Acho que é ótimo para a indústria e para o público que temos dois filmes incríveis de cineastas incríveis saindo no mesmo dia. Poderia passar um dia inteiro no cinema, o que é melhor do que isso?".