Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bizarro

The Box of Crazy: a misteriosa maleta que levou a internet à loucura

Recheada de desenhos, esquemas e textos sem sentido, a caixa foi considerada uma prova do contato com extraterrestres

Pamela Malva Publicado em 07/10/2020, às 20h30 - Atualizado às 20h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma das ilustrações encontradas dentro da caixa - Divulgação/TramStopDan
Uma das ilustrações encontradas dentro da caixa - Divulgação/TramStopDan

No dia 03 de novembro de 2013, um usuário misterioso chamado TramStopDan fez um post curioso no Reddit, uma rede social de discussões. Na foto publicada, é possível ver apenas uma maleta de madeira bastante fina.

Na legenda da postagem, o dono do perfil classificou a caixa como "The Box of Crazy" (A caixa dos loucos, em tradução livre). Logo abaixo, o link para um álbum com dezenas fotos convidava os usuários curiosos da rede social.

Em questão de algumas horas, a publicação misteriosa viralizou e, de repente, todos estavam falando sobre a caixa e seu conteúdo bizarro. Eram dezenas de desenhos, textos, mapas e ilustrações desconexas que ninguém conseguia entender.

No dia seguinte, TramStopDan, que não tinha mais nenhuma informação em seu perfil, fez outro post. Nele, a pessoa compartilhou mais um link para outras dezenas de documentos, todos tirados da The Box of Crazy.

Fotografia da misteiosa maleta / Crédito: Divulgação/TramStopDan

Boatos ao vento

Com mais de cem fotos em mãos, a internet foi à loucura. Todos queriam descobrir qual era o propósito da caixa. A única coisa que se sabia sobre a maleta, segundo o próprio TramStopDan, era sobre a forma que ela foi encontrada: em uma lata de lixo.

Não demorou muito, então, até que boatos e teorias começaram a surgir. Lotada de ilustrações coloridas, esquemas que mais pareciam patentes e a representação de um ser alado com quatro cabeças, a caixa tinha muitas pistas a oferecer.

Logo descobriu-se, através do perfil de TramStopDan, que a maleta provavelmente foi recheada pelo suposto artista Daniel Christiansen, entre as décadas de 1960 e 1980. Muitos mapas e esquemas também datavam de meados de 1930.

Duas páginas escritas em ingês encontradas da caixa / Crédito: Divulgação/TramStopDan

Objetivo desconexo

Diferentes de outros tipos de livros indecifráveis, a misteriosa caixa era composta por textos em um inglês compreensível. O conteúdo dos textos, no entanto, era outra história: muitos deles não faziam sentido algum, assim como os desenhos.

Com tanto suspense envolvido, os usuários do Reddit logo concordaram com uma única teoria. Para eles, Daniel Christiansen havia visto uma nave extraterrestre e estava usando de seus conhecimentos artísticos para recriar o encontro.

Segundo os internautas, apenas isso poderia explicar as criaturas bizarras, os textos sem sentido e as estruturas singulares que ele colocou no papel. E um registro em especial, citando o pier de St. Petersburg, corroborava para essa teoria.

Um enorme desenho encontrado na maleta representando seres e estruturas bizarros / Crédito: Divulgação/TramStopDan

Seres de outros planetas

Em uma das centenas de folhas escondidas na maleta, os usuários do Reddit identificaram a representação de uma construção distinta. Datado de meados de 1970, o documento, segundo os internautas, poderia ser a prova do contato extraterrestre.

Nesse sentido, acreditava-se que, enquanto caminhava por St. Petersburg, Daniel Christiansen acabou encontrando um OVNI. Após o episódio, que o marcou para sempre, o artista teria buscado representar o que viu em suas criações.

Todo o mistério e a busca pela verdade, contudo, chegaram ao fim em apenas alguns dias, quando um jornal local decidiu fazer uma reportagem sobre o tema. Publicada em 06 de novembro de 2013, a matéria acabava com o suspense.

“Trabalho de artista de 1977 desbanca rumor de OVNI em St. Petersburg” era o título da publicação do The Tampa Tribune. Didática, a matéria logo desvendou o primeiro mistério da trama: quem era TramStopDan?

Esboço e desenho do ser alado com quatro cabeças / Crédito: Divulgação/TramStopDan

Mistério se desfaz

Morando em Asheville, na Carolina do Norte, o jovem Dan Wickham foi o grande responsável pelo post viral. Segundo noticiado pelo Tribune, foi um amigo do jovem quem encontrou a maleta no lixo, em meados de 2008. Dan, então, fez o post.

Logo em seguida, descobriu-se que os desenhos, esquemas e textos eram realmente feitos por Daniel Christiansen, mas não tinham nada a ver com seres de outro planeta. O que ele tinha visto, na verdade, era a obra de outro artista.

Instalada no pier de St. Petersburg em meados de 1977, a grande estrutura que impressionou Daniel era de autoria de Rockne Krebs. Com peças únicas, ele foi um dos primeiros artistas a usar luzes de laser em suas performances.

Ficou claro, então, que os documentos criados por Daniel não retratavam extraterrestres. As páginas, na realidade, acompanhavam a epifania de um homem criativo que ficou impressionado com a tecnologia que nunca tinha visto antes.

Confira mais imagens dos documentos encontrados na maleta:

Texto e rascunho de uma vaca com capacete encontrados na maleta / Crédito: Divulgação/TramStopDan

Um grande esquema, mais parecido com uma patente / Crédito: Divulgação/TramStopDan

Dois mapas desenhados à mão / Crédito: Divulgação/TramStopDan

Desenhos da instalação vista por Daniel / Crédito: Divulgação/TramStopDan

Rascunho da instalação de Rockne Krebs / Crédito: Divulgação/TramStopDan


+Saiba mais sobre obras misteriosas através dos livros baixo, disponíveis na Amazon:

O Manuscrito Voynich, de DavidG. Walker (2018) - https://amzn.to/2GxwG2T

Codex Seraphinianus, de Luigi Serafini (2013) - https://amzn.to/3hK3js0

Pulcinellopaedia Seraphiniana (Edição em Inglês), de Luigi Serafini (2016) - https://amzn.to/32zkpST

Semaine de Bonte: A Surrealistic Novel in Collage (Edição em Inglês), de Max Ernst (1976) - https://amzn.to/3b5XNx0

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W