Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Mistérios

Círculo em plantações: Como 'mistério' foi relacionado com extraterrestres?

Registros em plantações geram curiosidade e causa um enorme debate: afinal, como eles surgiram?

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 27/11/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto aérea do agroglifo encontrado em SC - Divulgação/ Tiago Kosinski II
Foto aérea do agroglifo encontrado em SC - Divulgação/ Tiago Kosinski II

Em outubro deste ano, conforme repercutido pela equipe do site do Aventuras na História, a aparição de um agroglifo numa plantação de trigo, em Santa Catarina, voltou a levantar questionamentos: será que as marcações foram feitas por seres de outro planeta?

Mas, afinal, você já parou para pensar como essa história surgiu? De onde vieram os primeiros relatos? Embora a ideia já seja muito fomentada em grandes obras da cultura popular, como é o caso do si-fi ‘Sinais’ (2002), de Night Shyamalan, o mito dos círculos em plantações está ligada a uma grande brincadeira feita entre ingleses em 1978. 

Vamos rir um pouco

Naquele ano, nos arredores de Winchester, na Inglaterra, os amigos Doug Bower e Dave Chorley se reuniram num pub. Com o vai e vem da noite, acabaram chegando num dilema: “o que poderíamos fazer para rir um pouco?”, relembrou Chorley em uma entrevista à Time em 1991. 

A ideia surgiu após conversarem sobre uma entrevista de um oficial aposentado da Força Aérea, que havia falado recentemente sobre o incidente de Roswell — quando, em 1947, um suposto disco voador caiu no deserto do Novo México. 

Manchete sobre o episódio/ Crédito: Roswell Daily Record via Wikimedia Commons

Bower e Chorley, então, decidiram criar seu próprio local falso de pouso Óvni. Com algumas tábuas, cordas e pedaços de arame, criaram uma engenhoca para fazer desenhos com padrões. E começaram a criar suas obras-primas. 

Conforme recorda a LiveScience, de início, ninguém notou a artimanha da dupla. Foi necessário que os amigos fizessem inúmeras incursões pelo sul da Inglaterra, ao longo de vários anos, para que seus desenhos em plantações começassem a ser notados. 

Porém, uma vez que a notícia se espalhou, o entusiasmo de aficionados por extraterrestres se tornou global. Mas logo os artistas — arteiros — revelaram a verdade.

Isso não foi o suficiente, afinal, círculos em plantações passaram a se tornar uma forma de arte paisagística e também uma enorme atração turística. Se bem que, na verdade, os desenhos como obra de seres de outro planeta já não geram tamanha crença como antigamente. 

Afinal, como são feitos?

Normalmente feitos em plantações de trigo, cevada ou canola, esses grandes círculos ainda são feitos com técnicas parecidas as usadas por Bower e Chorley, conforme ilustrou um documentário da National Geographic, de 2004. 

Para tornar a ‘invasão’ extraterrestre mais verossímil, os artistas escondem seus rastros com a ajuda de sulcos de pneus. O que cria a impressão de que os desenhos realmente 'vieram do céu’. 

Com o passar do tempo, vale ressaltar, esses desenhos acabaram ficando mais complexos, com formas que incorporam triângulos, espirais e até mesmo circunferências em tamanhos diferentes. 

O tríscele encontrado na Inglaterra/ Crédito: Divulgação/Steve Alexander

O mesmo passou a ocorrer em outras partes do mundo. Um artigo de um jornal de Illinois (EUA), o Courier & Press, descreveu como “praga” a aparição de desenhos no estado na década de 1990.

Achamos que provavelmente são apenas crianças", disse o xerife do condado de Rock Island, Tod VanWolvelaere, ao jornal anos depois.

Entretanto, os círculos nas plantações também podem surgir por motivos, aparentemente, naturais. Em 1966, por exemplo, na Austrália, embora não fossem realmente plantações, trechos de juncos achatados e flutuantes foram vistos em uma lagoa no extremo norte de Queensland. 

O LiveScience aponta que fazendeiro, que os encontrou, alegou ter visto um disco voador zunindo nos arredores. Ao jornal local Cairns Post, entretanto, especialistas apontaram que a explicação mais provável para o achatamento eram correntes descendentes de vento.  

O primeiro relato?

Antes disso, um primeiro mistério relacionado às plantações, agora devido a círculos encontrados nelas, já havia sido exposto em um livreto de xilogravura chamado "The Mowing Devil", datado de 1678. 

Conforme a Oxford Reference, o livreto conta a história de um fazendeiro mão-de-vaca que se recusou a pagar um trabalhador para cortar sua plantação de aveia. Com isso, da noite pro dia, o diabo teria feito o trabalho, "cortando-os em círculos". 

Um livreto de xilogravura chamado "The Mowing Devil"/ Crédito: DOmínio Público

Apesar de, nessa história, a plantação ter sido ceifada e não achatada, os conspiracionistas usam a fábula para reforçar a ideia de que círculos em plantações acontecem há muito mais tempo do que a história de Bower e Chorley.