Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Vikings

Conheça as verdadeiras figuras históricas da segunda temporada de 'Vikings: Valhalla'

Os mais novos episódios da série nórdica chegaram à Netflix na última quinta-feira, 12

Redação Publicado em 17/01/2023, às 18h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da segunda temporada de "Vikings: Valhala" - Divulgação/ Netflix
Cena da segunda temporada de "Vikings: Valhala" - Divulgação/ Netflix

Os oito episódios que formam a segunda temporada de "Vikings: Valhala" — que é um spin-off da série "Vikings"chegaram na Netflix na última quinta-feira, 12, e já estão fazendo sucesso entre os assinantes brasileiros da plataforma de streaming. 

A produção épica ambientada no começo do século 11 se propõe a narrar as trajetórias de heróis que marcaram a Escandinávia com seus feitos, se tornando alvo de lendas que ultrapassaram gerações. Assim, diversos personagens importantes do seriado são baseados em figuras históricas que viveram na região. 

Na primeira temporada, os grandes destaques (além dos cenários de tirar o fôlego onde as cenas são gravadas) foram Leif Eriksson, Freydís Eiríksdóttir e Harald Sigurdsson, interpretados respectivamente pelos talentosos Sam Corlett, Frida Gustavsson e Leo Suter

Já na volta da série, outros personagens importantes inspirados em nórdicos reais são adicionados à trama, como o príncipe Yaroslav, o general George Maniakes e o rei Magnus Olafsson. Conheça mais abaixo sobre os mitos que cercam as figuras nórdicas!

1. Yaroslav 

Yaroslav na série Vikings: Valhala / Crédito: Divulgação/ Netflix

Vivido por Marcin Dorociński, o governante russo apelidado de "O Sábio" foi Grão-Príncipe de Novgorod e posteriormente de Kiev, destacando-se por sua conquista desta segunda região, o que fez graças à ajuda do povo viking. 

Durante seu domínio de Kiev, Yaroslavdisseminou o cristianismo através da construção de igrejas, e também investiu na cultura. Ele foi responsável, por exemplo, por ordenar a tradução de diversos textos importantes do grego para as línguas eslavas, conforme registrado pelo portal Britannica. 


2. George Maniakes 

O general Maniakes (interpretado em "Vikings: Valhala" por Florian Munteanu) foi um aclamado líder militar que serviu ao Império Bizantino durante o reinado do imperador Michael IV, tendo liderado tropas em diversas bem-sucedidas missões de conquista. 

Ele esteve, por exemplo, à frente das investidas bélicas que tomaram Edessa (uma cidade antiga localizada no leste da Mesopotâmia), Aleppo (onde hoje está a região norte da Síria) e a estratégica cidade de Siracusa (hoje uma comuna italiana). 

Como qualquer bom guerreiro de sua época, George Maniakes morreu pela espada do inimigo, tendo falecido na famosa Batalha de Tessalônica, um importante conflito travado no ano de 1041 entre os impérios Búlgaro e Bizantino — e concluído com a vitória da segunda potência. 


3. Magnus Olafsson

Rei da Noruega e da Dinamarca, que são duas das três nações componentes da Escandinávia, o imponente Magnus teve um início incerto na vida, sendo o filho bastardo do governante norueguês Olaf II Haraldsson. Ainda segundo o Britannica, ele subiu ao trono graças a uma rebelião que derrubou o líder dinamarquês de então. 

Vale mencionar que o nórdico era sobrinho do feroz Harald Sigurdsson, rei norueguês que já havia ganhado posição de destaque na série da Netflix. Na produção, aliás, o ator que dá vida a Magnus é Stefán Haukur Jóhannesson