Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Da loira do banheiro a lenda do compasso: 5 episódios memoráveis do 'Lendas Urbanas'

Clássico do 'Domingo Legal' quando ainda era apresentado pro Gugu Liberato, os casos macabros ilustravam as tardes de domingo

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 13/06/2023, às 17h16 - Atualizado em 24/08/2023, às 16h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de Gugu com chamada do quadro - Divulgação / RecordTV / SBT
Montagem de Gugu com chamada do quadro - Divulgação / RecordTV / SBT

O quadro ‘Lendas Urbanas’, presente nos anos finais de Gugu Liberato a frente do ‘Domingo Legal’, transmitido pelo SBT, chamavam atenção ao recuperar lendas famosas. 

O quadro contava com narração cronológica trilhando os relatos e os embasando historicamente, além de contar com reconstituições das histórias com atores. Sabendo disso, separamos alguns dos episódios do memorável quadro!

Relembre 5 episódios memoráveis do quadro ‘Lendas Urbanas’, com Gugu Liberato:

1. Loira do banheiro

Sendo uma das mais conhecidas lendas urbanas desenvolvidas pelos brasileiros, sua história ganhou uma versão no programa como é contada em colégios. Invocada ao ter o nome repetido em voz alta no banheiro de uma escola, ela supostamente morreu na instituição de ensino, mas sua alma, quando chamada, poderia acabar com o destino de quem ousasse perturbar seu descanso eterno.


2. A bruxa do espelho

Semelhante à história da loira, trata-se de uma adaptação da britânica Bloody Mary, conhecida por aqui como Maria Sangrenta. Ela também é invocada ao ter seu nome repetido, mas na frente de um espelho. O reflexo, conforme a lenda urbana, não apenas a retrata com clareza, mas ela pode sair do vidro e atacar quem fizer o chamado.

Imagem poética ilustra lenda da bruna no espelho / Crédito: Foto por Dieter_G no Pixabay

3. Roubo no cemitério

Essa história situa um caso de uma garota que, habituada a realizar seus estudos em um cemitério devido à calmaria e silêncio, se encanta por uma das flores que decorava um túmulo, resolvendo levá-la para a casa. Contudo, o espírito detentor do túmulo, incomodado pela falta do objeto, trata de atormentar a garota em busca da devolução.


4. A caixa Misteriosa

Com a maioria das lendas vitimando crianças imprudentes, a história da “caixa misteriosa” é mais uma daquelas que a lição é não mexer no que não é seu; ao encontrar o item no quintal de casa, durante uma escavação, um garoto ousa em guardar a caixa em casa, tendo o sono atrapalhado por uma assombração. O descanso só ocorre com o descarte completo do item.


5. Brincadeira do compasso

Essa, sempre presente nas salas de aula e reuniões que tentam algum tipo de contato com outro plano, é ilustrada na narração de Gugu Liberato com um caso macabro, onde um desses contatos paranormais através do item escolar ocorre com êxito.

No caso, um grupo de jovens consegue os números de um sorteio ao conversar com a assombração pelo compasso, ganhando um carro. Contudo, é no mesmo carro onde falecem em um violento acidente.