Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / “O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu”

Da primeira obra a estreia no Brasil: A história do teatro musical

A arte é retratada na nova série original nacional “O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu”, do Disney+, ao apresentar os bastidores e a preparação das audições para um musical

Redação Publicado em 10/10/2022, às 15h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de “O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu” - Disney+
Imagem promocional de “O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu” - Disney+

A nova série nacional “O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu” chegou exclusivamente ao Disney+ no dia 28 de setembro. Escrita e dirigida por Miguel Falabella, a produção conta a história de dez jovens adultos, de diferentes origens, que sonham em fazer uma carreira no teatro musical. 

Aprovados numa primeira triagem, os aspirantes a cantores-atores vivem um misto de sentimentos como deslumbramento com o mundo do teatro, a descoberta de novos amores, assombramentos do passado e o medo da reprovação, já que não sabem se serão contratados no final das audições.

Aproveitando a estreia da produção, o Disney+ conta um pouquinho das origens dessa que é uma das formas de artes mais tradicionais da humanidade. 

Por ser uma forma de expressão artística tão antiga, não se sabe exatamente quando e onde o teatro musical deu seu pontapé inicial. Entretanto, a primeira obra conhecida, que se aproxima do conceito que conhecemos atualmente, se chama “A Ópera do Mendigo”, e foi escrita por John Gay e pelo compositor Johann Pepusch no ano de 1724. A peça misturava poemas, atuações e canções folclóricas inglesas, escocesas e irlandesas que intercalavam os diálogos dos personagens.

Na América e no Brasil

No século XIX, o teatro musical começa a tomar a forma que conhecemos hoje no continente americano. O musical “Show Boat”, de 1927, com música de Jerome Kern, e livro e letra de Oscar Hammerstein II é considerado o marco inicial do gênero.

Misturando canções e cenas humorísticas, o musical acompanhava a vida de artistas, ajudantes de palco e trabalhadores portuários em um barco-espetáculo no Rio Mississipi. Da fórmula de sucesso de “Show Boat”, outras grandes obras musicais nasceram, como “O Fantasma da Ópera” e “A Noviça Rebelde”.

Já o teatro musical brasileiro começou a criar sua identidade própria com o que ficou conhecido como ‘teatro de revista’, também no século XIX. Alcançando seu sucesso principalmente no Rio de Janeiro, o gênero era composto por números falados, musicais, coregráficos e, principalmente, pela paródia, além de explorar o cotidiano do país de forma bem-humorada e crítica.

A primeira peça original do gênero foi "As Surpresas do Sr. José da Piedade”, de Justiniano de Figueiredo Novaes, no ano de 1859, e a primeira adaptação de um espetáculo da Broadway, já conhecido como “musical’, foi “Minha Querida Lady (My Fair Lady)”, com Bibi Ferreira e Paulo Autran, em 1963.

“O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu” 

Além de apresentar o teatro musical, a nova série original nacional do Disney+, “O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu”, homenageia todas as formas de arte e a cultura brasileira. A trilha sonora minuciosamente escolhida da produção conta com músicas nacionais que vão de clássicos ao rock, revisitando canções dos Festivais de MPB, Jovem Guarda e muitos outros. A série é também uma homenagem a todos os artistas que mantêm acesa a chama da paixão pelo palco e pela cultura do nosso país.

“O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu” já está disponível no Disney+.