Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Podcast

De Barbacena a indígenas: Podcast traz histórias ‘apagadas’ do Brasil

Em entrevista exclusiva, o dramaturgo responsável por "O Coração nas Sombras" relatou como o motivo dos apagamentos são retratos de problemas no país

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 16/12/2023, às 09h00 - Atualizado em 11/01/2024, às 11h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do podcast "O Coração nas Sombras" - Divulgação / Balaio Produtora de Conteúdos
Capa do podcast "O Coração nas Sombras" - Divulgação / Balaio Produtora de Conteúdos

A Balaio Produtora de Conteúdos, composta pelos dramaturgos e roteiristas Luis Alberto de Abreu, Newton Moreno, Paulo Garfunkel e Alex Molleta, lançou o podcast "O Coração nas Sombras" em 30 de novembro, disponível nas principais plataformas digitais.

O projeto, dividido em quatro episódios, tem como enredo de seu primeiro episódio a história de Letícia Poletti, uma mulher de 28 anos internada como louca pelo irmão e marido no hospício de Barbacena, em Minas Gerais, em 1936. Embora baseada em personagens e histórias reais, a narrativa recebeu um tratamento mais literário do que jornalístico.

O podcast faz parte do projeto "Vozes sob o silêncio", que busca dar destaque a histórias e personagens frequentemente negligenciados ou apagados pela cultura predominante. Luis Alberto de Abreu conversou com o Aventuras na História, com exclusividade, e relatou detalhes do processo de realização do podcast. Confira:

“O Coração nas Sombras”

O dramaturgo, que já possui experiência com produções que possuem vieses mais históricos, como a série “Independências”, lançada na TV Cultura em 2022, relatou como a ideia do podcast surgiu. Segundo ele, a escolha pelo formato foi para viabilizar o acesso, já que muitas pessoas conseguiriam ouvir através de seus celulares e também pelo baixo custo de produzir algo do tipo, quando relacionado à televisão.

Luis ainda ressalta que a maneira que faz com que o podcast também seja uma boa opção é a mágica passada pela oralidade: “A parte dramática, ela não está na representação, ela não está na teatralização das histórias. Ela já vem embutida na narração. Então, a narração, quando a gente escreve o podcast, a gente escreve, aí o dramático vem junto, de tal forma que, na verdade, são narradores,  necessariamente não precisa ser atores para ser teatral, porque a parte mais dramática já está embutida na própria literatura”.

Já a história do podcast é toda inspirada, ou seja, é uma adaptação de uma peça narrativa do próprio dramaturgo, que conta a história de Letícia Poletti, uma mulher que viveu na década de 1930.

Ela foi internada, de maneira forçada, no Hospital Colônia de Barbacena, tristemente famoso — principalmente por ter como internados pessoas que não possuíam problemas mentais. A sobrinha-neta de Letícia foi quem iniciou a pesquisa acerca da história da família.

Essa história era guardada pela família, ninguém tocava nesse assunto, e, em 2019,  ela resolveu colocar essa história a limpo,  resolveu conhecer a história da própria avó.  Foi atrás e reuniu as duas famílias, e, a partir daí, foi que uma atriz,  que era sobrinha-neta dessa personagem, da Letícia, uma atriz que conheço,  descobriu essa história.  Ela ficou apavorada.  Ela falou, ‘meu Deus do céu, a minha tia-avó foi internada no Hospital de Barbacena à força’”. 
Pacientes deixando as obras da Colônia de Barbacena - Crédito: Domínio público

O roteiro foi criado a partir do pedido dessa neta de Letícia, afirmou Luis. Ele também relatou mais detalhes do projeto “Vozes Sobre o Silêncio”. “Colocamos uma missão, vamos tentar revelar as pessoas que foram apagadas da nossa História, sejam pessoas anônimas ou não. Então, a gente começou a adivinhar que tem vários apagamentos, principalmente das etnias negras, dos indígenas”.

Processo de criação

Para a criação do podcast, várias fontes foram consultadas, a fim de fazer com que o roteiro ficasse cada vez mais certeiro e correto, com informações fiéis à realidade.

Luis ainda relata que o podcast é um espelho também da história do Brasil, já que o próprio apagamento das histórias dos personagens faz relação aos motivos do esquecimento, ou seja, como a sociedade brasileira enxergou os pretos e indígenas (ou ainda enxerga), ou até mesmo como o comportamento feminino era visto há quase 100 anos, trazendo reflexões acerca da continuidade do julgamento do papel da mulher.

Confira o primeiro episódio do podcast: