Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

De Friends a Sandy & Junior: O que é Cringe? Entenda o debate nas redes sociais

Discussão que tomou as redes sociais nos últimos dias gerou inúmeros memes e muita confusão. Afinal, o que isso significa?

Fabio Previdelli Publicado em 28/06/2021, às 16h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Harry Potter, Sandy & Júnior, Friends e emoji são considerados Cringe - Divulgação/ Warner Bros./Rede Globo/Pixabay
Harry Potter, Sandy & Júnior, Friends e emoji são considerados Cringe - Divulgação/ Warner Bros./Rede Globo/Pixabay

Com uma rotina cada vez mais corrida e estressante, nada melhor do que chegar em casa, colocar uma pantufa bem confortável, beber um café e se jogar na cama para assistir seu filme ou série favorito, não é mesmo? Melhor ainda se for aquele que você já viu inúmeras vezes e mesmo assim nunca enjoa, como Harry Potter ou Friends, por exemplo. Certo? 

Bom, se você se identificou com o cenário e concordou com alguma das situações acima, saiba que você não escapa de jeito nenhum. Isso mesmo, já está decretado: você é cringe.

Não entendeu nada? Tudo bem nós te explicamos! 

Cringe? Que história é essa? 

Nas últimas semanas, uma intensa discussão foi travada entre os ‘millenials’ e a ‘geração Z’. É, isso mesmo. E não, eles não são facções inimigas de alguma saga nova de romance adolescente, até porque essa moda já está um pouco ultrapassada — um tanto quanto cringe pra dizer a real.  

O primeiro grupo, na verdade, refere-se as pessoas nascidas entre 1980 e 1994, que também recebem o nome de ‘Geração Y’; já o segundo são daqueles um pouco mais jovens, entre 1995 e 2010. E foi a partir desse choque de gerações que a discussão toda começou.  

Para se ter ideia, segundo o Google, o Brasil foi o país que mais buscou o termo “cringe” na última semana, com um aumento de +500% nas procuras pela expressão. 

Já a pergunta “o que é cringe?” foi a mais feita no navegador durante o mesmo período. Por sua vez, o termo “Geração Z” teve um aumento ainda maior, de 700%, enquanto “Geração Y” saltou em 740%. 

Tá, beleza, mas o que é Cringe? 

A palavra cringe, que na língua inglesa é um verbo, por aqui virou uma gíria, como se fosse um adjetivo que serve para definir as pessoas que fazem algo considerado “constrangedor”, como se fosse a famosa “vergonha alheia”. 

Dessa maneira, a partir de uma pergunta nas redes sociais, os jovens da ‘Geração Z’ foram convidados a decretar quais coisas que os ‘Millenials’ fazem que eles consideram que seja cringe.

Dessa maneira, em poucas horas, milhares de respostas traçaram alguns gostos tratados como tal, como beber café; escutar Sandy & Júnior; usar o termo “litrão” para se referenciar à cerveja; usar emojis; pagar boletos; ir para a Disney; gostar de Harry Potter e/ou Friends... a lista é infinita.  

Como sempre, o assunto foi tratado com bom humor por muitos, o que, para nossa felicidade, gerou inúmeros memes por parte das pessoas que descobriram que seus gostos, até então vistos como “descolados”, acabaram se tornando “cafonas”. Confira alguns:


+Saiba mais sobre internet por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:  

A internet das coisas, por Eduardo Magrani (2018) - https://amzn.to/32jaIs8 

Como o Google funciona, por Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg (2015) - https://amzn.to/32jT9rG 

Cenário de Caos: Com o Colapso da Mídia de Massa, as Empresas Só Têm Uma Escolha: Ouvir ou Quebrar, de Bob Garfield (2012) - https://amzn.to/3dnAxO6 

Sociedade na Nuvem, de Liv Soban (2021) - https://amzn.to/3eTLzKa

Impérios da comunicação, de Tim Wu (2012) - https://amzn.to/3ueXity

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. 

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp  

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W