Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bizarro

Desparecido ou devorado por tigres? O bizarro sumiço de Don Lewis

O mistério de Lewis voltou à tona com o documentário da Netflix, A Máfia dos Tigres; internautas começaram a questionar o atual paradeiro do homem

Paola Churchill Publicado em 03/06/2020, às 17h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carole Baskin e o ex-marido, Don Lewis - Divulgação/Netflix
Carole Baskin e o ex-marido, Don Lewis - Divulgação/Netflix

Um bizarro documentário estreou nesse ano na Netflix. A Máfia dos Tigres (Tiger King) aborda o estranho mundo dos criadores de grandes felinos nos Estados Unidos e a história gira em torno na rivalidade de Exotic Joe, dono do maior zoológico particular do país, localizado no estado de Oklahoma e Carole Baskin, uma famosa ativista dos direitos dos bichanos.

Os dois personagens são completamente diferentes. Joe é um homem que gosta de chamar a atenção, usando roupas extravagantes, cheio de piercings e uma pistola no coldre da calça. O homem não escondia de ninguém seu ódio por Carole e dizia que a mulher queria destruir seu negócio.

Carole, em contrapartida, possui uma voz calma e um olhar angelical, passando a imagem de santa protetora dos felinos que não poupa esforços para salvar os bichos selvagens das garras de homens como Joe.

Mas, nem tudo é o que parece: a mulher considerada um anjo para os ativistas dos direitos dos animais é a principal suspeita do desaparecimento de seu primeiro marido: Don Lewis.

Carole Baskin comanda a instuição Big Cat Rescue/Crédito: Divulgação/Netflix

A história de amor animal

Lewis era um milionário do setor imobiliário americano que estava tendo problemas no seu primeiro casamento com Gladys Lewis. Em 1991, o homem decidiu dar uma volta de carro e encontrou uma menina na rua e lhe ofereceu uma carona.

A jovem era Carole Baskin, que também lidava com um relacionamento turbulento. Os dois acabaram se tornando apoio emocional um do outro e logo largaram seus respectivos companheiros para ficarem juntos.

A mulher começou a contar sua paixão dos grandes felinos para o marido que entrou na ideia de cabeça para agradar a amada. Então, o Lewis comprou um grande terreno na Flórida e juntos, os dois começaram a construir um santuário para animais silvestres, o Big Cat Rescue.

A vida não podia ser mais feliz para os dois, ou pelo menos, era o que parecia, pois em 1997, seis anos após os dois começarem a se relacionar, o amado sumiu.

Carole Baskin em um episódio da série documental A Máfia dos Tigres /Crédito: Divulgação/Netflix

O sumiço

Quem via de longe, Carole e Don viviam uma linda história de amor. Os dois ajudaram um ao outro a se curar dos conturbados relacionamentos anteriores e eles compartilhavam o amor que eles tinham com os animais.

Mas, segundo a ativista, as coisas não estavam tão bem na relação. Don viajava constantemente para a Costa Rica, não para curtir as belíssimas praias do país, mas sim, para trair sua mulher com diversas prostitutas. E como se não bastasse, Baskin descobriu que o amado também estava envolvido no tráfico ilegal de animais silvestres, o que a deixou ainda mais revoltada.

Carole afirmou no documentário que deu um ultimato: ou ele parava com a atuação ilegal, ou ela contaria tudo para a polícia. Assim, ele teria que pagar pelos crimes cometidos contra bichos. E poucos dias depois, no dia 18 de agosto de 1997, Don desapareceu sem deixar vestígios.

A mulher disse que, na época das investigações, tinha certeza absoluta que o marido havia fugido para a Costa Rica, um lugar que ele costumava frequentar sempre, não por suas belas praias, mas sim, para ter relações sexuais com as prostitutas do país.

As investigações logo se deram por encerradas, e os policiais afirmaram que o homem tinha realmente fugido e qualquer acusação contra Carole foi retirada. A cuidadora dos grandes felinos agora estava sozinha, com uma boa herança em mãos e sem ninguém para atrapalhar seus planos, bem, pelo menos era isso que ela achava.

Não tão inocente

Após o lançamento da série documental no serviço streaming, um dos episódios simula o desaparecimento de Don Lewis. A ex-esposa e os filhos de Lewis acusam Baskin de ter matado o homem, e não só isso. De acordo com os familiares, para não ter evidências do crime, ela triturou o homem em um moedor de carne e deu os restos mortais para os tigres comerem.

A família de Lewis ainda afirmou que de angelical Carole "não tinha nada". Para eles, a mulher era um leão em pele de cordeiro. Ela impedia Don de ver os filhos e o convenceu de deixar todo o dinheiro para a instituição que os dois comandavam.

A família de Lewis acusa Carole de ter assassinado Don Lewis /Crédito: Divulgação/Netflix

Então, segundo Gladys, quando a suposta assassina já tinha o santuário que sempre sonhou, ela se livrou do marido para ficar com toda a sua fortuna.

Ao saber das acusações, Carole disse se sentir extremamente desapontada e que nunca cometeria uma barbaridade dessas: “Você pode imaginar pessoas achando que você matou seu marido ou esposa e não ser capaz de provar o contrário? Sem um corpo, não há nada que eu possa fazer para limpar meu nome".

Até hoje não se sabe qual foi o verdadeiro fim de Don Lewis, mas após a série Máfia dos Tigres ter sido lançada a internet está afoita para saber a verdade por trás dessa estranha história.

++ Conheça a polêmica saga de Don Lewis.


++Saiba mais sobre o assunto por meio das obras disponíveis na Amazon:
Tráfico de animales, de Andrés M. Estrada, Enrique Alvarado e Alejandro Melgoza ( 2018) - https://amzn.to/2WTKPgX
O Brasil na Rota do Tráfico Internacional de Animais Silvestres, de Carlos Magno Abreu (2008) - https://amzn.to/2QTKd7m
História da Amazônia: Do período pré-colombiano aos desafios do século XXI, de Márcio Souza ( 2019) - https://amzn.to/33Y85f2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du