Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Disfarces, crimes e balas: Laura Bullion, uma das mulheres mais temidas do Velho Oeste

Ao lado do trapaceiro Butch Cassidy, a fora da lei atormentou os Estados Unidos ao roubar bancos e trens

Paola Churchill Publicado em 17/04/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Laura Bullion em mugshot - Wikimedia Commons
Laura Bullion em mugshot - Wikimedia Commons

O faroeste americano era um lugar perigoso, mas não para Laura Bullion, uma das maiores foras da lei do Velho Oeste. Assim como toda boa história de vilã, suas origens são incertas, algumas histórias dizem que ela nasceu no Arkansas, outras que foi no Texas.

Mas o foco não é sua terra natal, muito menos o dia em que nasceu, mas sim, sua saga nos Estados Unidos como ladra de bancos e trens, entrando nessa vida muito cedo, quando tinha apenas 15 anos.

Em 1890, Laura se juntou a gangue de Butch Cassidy, um dos maiores trapaceiros dos Estados Unidos. Os criminosos adoravam a mulher, tanto que apelidaram de “Della Rosa”. E além de encontrar uma nova profissão, Bullion encontrou o amor, quando conheceu Ben Kilpatrick, membro do grupo que além de roubar bancos, tomou o coração da mulher. Mas o foco dela era outro.

Crédito: Wikimedia Commons

Laura gostava de cometer seus crimes disfarçada, usava identidades falsas para não ser capturada, no entanto, a principal era Clara Hays. Inclusive, em alguns dos relatórios de suas prisões, consta que sua real profissão era de prostituta, tudo para despistar sua vida de crimes.

Laura não tinha medo, sendo uma das integrantes mais valentes e independente da Wild Bunch. Em alguns assaltos, usava trajes masculinos.

A fuga da rosa

Apesar de sua maestria durante os roubos, a rosa selvagem foi presa em novembro de 1901, em St. Louis, no Missouri. Como consequência, foi sentenciada a cinco anos de prisão por participação em um roubo de carga no estado de Montana. Cumpria apenas três anos.  Depois que foi libertada da Penitenciária, localizada em Jefferson City, a criminosa decidiu que queria uma vida nova, que não envolvesse mais delitos.

Assim, se mudou para Memphis, no Tennesse e passou a se chamar Freda Bullion Lincoln, uma pobre viúva de guerra de Maurice Lincoln, mentiu até mesmo sua idade, alegando ser 10 anos mais jovem do que realmente era.

Dizia que o que fez ela se mudar para a pequena cidade era que queria esquecer os fantasmas de seu passado e reescrever sua história, o que em partes, não era mentira. Ela Começou trabalhando como empregada doméstica nas casas dos mais ricos, entre seus afazeres, ela limpava, cozinhava e costurava. Na época, também descobriu que era uma exímia costureira e passou a ganhar bem com a profissão.

Laura teve uma vida plena e feliz até 1961, quando morreu após uma parada cardíaca em Shelby County Hospital, localizado em Memphis.

O túmulo da criminosa / Crédito: Wikimedia Commons

Em seu local de descanso final, no cemitério Memorial Park, Memphis, fizeram uma homenagem em sua lápide que está escrito “Freda Bullion Lincoln – Laura Bullion: A espinhosa rosa (1876- 1961)".