Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Do sucesso ao sumiço: O desaparecimento de Walter Mercado

A vida do astrólogo se tornou tema de um documentário na Netflix, e promete elucidar o que aconteceu com um dos mais famosos personagens da televisão

Caio Tortamano Publicado em 15/07/2020, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O astrólogo e personalidade Walter Mercado - Divulgação - Netflix
O astrólogo e personalidade Walter Mercado - Divulgação - Netflix

Um grande sucesso na televisão mundial dos anos 90, um homem com roupas espalhafatosas aparecia para fazer previsões astrológicas. Com o bordão Ligue Já, Walter Mercado, conhecido também pelo pseudônimo Shanti Ananda, foi um dos maiores ícones latinos da mídia. 

Porém, ele desapareceu em seu maior momento de sucesso e agora estrela um novo documentário na Netflix chamado Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado.

Nascido em Porto Rico, a infância de Mercado se resumiu a sua vida nos campos de cana de açúcar. A criança era conhecida na vizinhança por ter, supostamente, realizado um pequeno milagre com um pássaro, então pessoas iam até a casa para serem simplesmente tocadas pelo pequeno Walter.

Porém, na sua juventude começou a pegar gosto pela atuação, muito por conta de sua paixão pelas artes teatrais e por ser bonito, participando de algumas novelas porto-riquenhas.

Fama

A primeira vez que se apresentou em um programa não ficcional foi em uma situação peculiar. Certa vez, durante um programa do produtor Elín Ortiz, o artista convidado descumpriu com o combinado com a produção e não apareceu para a gravação do dia. Sem ter o que fazer, Ortíz foi atrás de algum ator da emissora Telemundo para suprir a ausência.

Encontrou por acaso com Mercado, então pediu para que ele fizesse previsões astrológicas usando roupas extravagantes. O personagem fez um tremendo sucesso, e acabou sendo incorporado ao programa, se tornando um quadro fixo.

O astrólogo Walter Mercado / Crédito: Divulgação

Eram inúmeras as ligações que o programa recebia com pedidos para que a sorte e o futuro das pessoas fosse lido pela figura andrógina — muita maquiagem, um penteado volumoso e a forma suave como movia suas mãos.

Mercado americano

No começo da década de 90, o contato com o público latino estava cada vez maior, e isso abriu os olhos — curiosamente — da emissora de televisão estadunidense Univision, que o contratou para ter um programa em todo o país.

Os planos da emissora para o vidente, entretanto, foram ambiciosos. Conseguiram que o homem capitalizasse com livros traduzidos em diferentes línguas (inclusive português). Com o avanço da tecnologia em linhas telefônicas, agora era possível para que as pessoas ligassem para um serviço de astrologia com o nome de Mercado, com milhares de clientes atendidos por diversos videntes contratados — o homem tinha virado uma verdadeira marca.

No Brasil, suas consultas astrológicas terceirizadas por sua equipe de videntes telefônicos eram promovidas por meio de comerciais de televisão. A icônica e marcante figura de Shanti Ananda se dirigia ao ouvinte e pedia Ligue Já! Seu sotaque latino marcante dava uma pronúncia caricata ao “já”, com a sonoridade de um D na frente.

Disputas com empresário e desaparecimento

Bill Bakula era uma das pessoas por trás do sucesso meteórico do astrólogo, que em 1995 ofereceu um novo contrato de parceria com condições bem questionáveis para o porto-riquenho. A empresa de Bakula se tornaria proprietária dos direitos das aparições televisivas, assim como nos lucros e, o pior: isso tudo era simplesmente vitalício.

Até perceber que estava em uma enrascada, já era tarde. As disputas judiciais para desfazer o abusivo contrato duraram anos, mesmo que o resultado tivesse sido positivo para Mercado, que pôde ter controle novamente de suas participações e aparições, ele se sentiu mal com tudo o que aconteceu.

Por mais que estivesse bem em relação a sua fiel audiência, resolveu se aposentar e morar tranquilo na sua terra natal, Porto Rico. Foi lá, inclusive, que o astrólogo viria a falecer em 2019, por conta de uma insuficiência renal.

Sua última aparição pública foi em agosto do ano em que veio a falecer. O History Miami Museum, em Miami, organizou uma exposição em homenagem aos 50 anos de carreira de Walter, com diversas peças de vestuário do homem, além de imagens marcantes de sua vida e itens pessoais de interesse dos fãs. 

Estes que, por sinal, sempre se apaixonaram pelo estilo positivo e alegre com que Mercado passava suas previsões, ajudando muitas pessoas que passavam por momentos delicados de suas vidas.


+Saiba mais sobre astrologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Astrologia sem Segredos: Um Guia Para Você Aprender Astrologia de Modo Fácil e Eficiente, de Sue Merlyn Farebrother (2015) - https://amzn.to/2WnyTmy

Astrologia, Psicologia e os Quatro Elementos: Uma Abordagem Astrológica ao Nível de Energia e Seu Uso nas Artes de Aconselhar e Orientar, de Stephen Arroyo (2013) - https://amzn.to/2CdsFPa

Conhecimento Da Astrologia, de Anna Maria Costa Ribeiro (2008) - https://amzn.to/2CdsFPa

A Biblia da Astrologia: O Guia Definitivo do Zodíaco, de Judy Hall (2013) - https://amzn.to/2DNhIo7

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W