Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Calçada da Fama

Do valor a localização: Confira 5 curiosidades sobre a Calçada da Fama

Marco histórico e atração turística, a Calçada da Fama de Hollywood possui algumas regras e curiosidades para homenagear uma celebridade; entenda!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 16/06/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estrela de Michael Jackson na Calçada da Fama de Hollywood - Getty Images
Estrela de Michael Jackson na Calçada da Fama de Hollywood - Getty Images

A Calçada da Fama em Hollywood, nos Estados Unidos, é um marco histórico e atração turística da Califórnia. Criada em 1960, atualmente exibe o nome de mais de 2 mil estrelas ao longo ruas Hollywood Boulevard e Vine Street; homenageando celebridades do cinema, televisão, música, rádio, teatro e esportes. 

Apesar das cerimônias de entrega das estrelas serem sempre um grande evento, os 'bastidores' da Calçada da Fama de Hollywood são cheios de segredos e fatos que poucos conhecem. Afinal, quem pode ser nomeado para ganhar uma estrela? A celebridade precisa pagar pela homenagem? 

Calçada da Fama de Hollywood - Dominio Público

Em entrevista à People, a produtora da Calçada da Fama de Hollywood, Ana Martinez, que desempenha um papel fundamental para garantir que as cerimônias ocorram sem problemas, revelou o que precisa ser feito antes de exibir a homenagem.

Com isso em mente, confira 5 curiosidades sobre a Calçada da Fama de Hollywood!

1. A nomeação 

A Calçada da Fama de Hollywood é composta por seis categorias (Cinema, Televisão, Música, Teatro, Rádio e Esportes) e para uma pessoa ser homenageada, precisa ter "longevidade no campo do entretenimento", explicou Ana. Ou seja, pelo menos cinco anos trabalhando na indústria — além, de ter recebido prêmios ou indicações em sua área.

A personalidade também precisa fazer trabalho filantrópico. "Elas têm que retribuir à comunidade", disse Martinez à People. "E pode ser em qualquer lugar. Pode ser no exterior, desde que façam trabalho filantrópico".

As indicações podem ser feitas por qualquer pessoa. A única exigência é que a personalidade homenageada concorde oficialmente em receber a estrela. 

James Cameron recebendo sua estrela na Calçada da Fama de Hollywood - Angela George via Wikimedia Commons

Afinal, a produtora conta que existe a 'cláusula Springsteen', que exige o consentimento de uma celebridade. Tudo começou depois que um fã indicou Bruce Springsteen sem o consultar. 

+ A história por trás da homenagem da rainha Elizabeth II esnobada por John Lennon

Nós anunciamos e ele não quis", destacou. "Então eu criei o que é chamado de cláusula Springsteen, que [significa] que agora você tem que assinar".

2. A taxa 

Apesar de ser uma homenagem, colocar uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood tem seu custo. Além da taxa de inscrição de 250 dólares (cerca de R$ 1.300), há também uma taxa de patrocínio de 75 mil dólares (aproximadamente R$ 400 mil); paga pela criação e instalação da estrela. Assim como sua manutenção. 

"Tenho que solicitar licenças", afirmou Martinez. "Pagamos à polícia para os policiais fora de serviço pela segurança, pelo corpo de bombeiros, pelos nossos custos de produção, pela confecção da estrela, pela barricada, pela segurança, pela fotografia. É uma atração turística — nem tudo é feito de graça, mas é um evento gratuito para os fãs participarem".

Estrela em construção de Matt Damon na Calçada da Fama de Hollywood - Jelson25 via Wikimedia Commons

A produtora ainda revelou que quando o fã-clube de Liza Minnelli a nomeou, os fundos foram arrecadados com a venda de bolos. Já os fãs do ator Dean Stockwell honraram sua ideologia ambientalista e conseguiram o dinheiro para sua estrela reciclando jornais.


3. Nomeações póstumas 

Há regras também para as homenagens de estrelas que já partiram. Ana Martinez disse que é preciso esperar um período de dois anos depois da morte de uma celebridade para que ela seja indicada — uma forma de respeito ao luto.

"Carrie Fisher, quando ela faleceu, as pessoas ficaram tipo: 'Oh meu Deus, temos que fazer isso'. Isso apenas coloca muita pressão sobre o comitê. Então eles esperaram. Mas o irmão dela a indicou e ela conseguiu. Foi unânime", destacou. 

Martinez enfatizou que a regra do consentimento acontece também para quem já faleceu. A indicação necessita da autorização da família ou do espólio do homenageado. 

A produtora ainda relembrou dois exemplos de celebridades que não receberam suas estrelas em vida, mas que são ótimas candidatas para receberam a homenagem póstuma. Um deles seria o cantor Prince, falecido em 2016. 

Quando o cantor foi cogitado para ser indicado, recusou e disse que ainda não estaria pronto para isso. "E então, infelizmente, ele faleceu. Mas, espero que um dia sua família o indique". 

O mesmo aconteceu com Whitney Houston", disse ela. "Ela foi selecionada quando estava viva, mas nunca marcou uma data. Então, quando ela faleceu, as pessoas ficaram muito chateadas. Algum dia eles vão querer fazer isso".

+ O Guarda-Costas: Veja a promessa feita por Kevin Costner para Whitney Houston


4. A localização 

Ana Martinez também explicou que está fortemente envolvida na escolha de onde a estrela de uma celebridade ficará localizada. Visto que há "muitas complicações" a serem consideradas, como não ter estrelas localizadas em esquinas ou perto de pontos de ônibus e faixas de pedestres.

A produtora também explicou que uma celebridade não pode escolher onde sua estrela ficará, mas que sempre tenta encontrar um local que "esteja conectado com ela". Um desses exemplos aconteceu com o ator Steve Guttenberg, astro de 'Loucademia de Polícia'

Homenagem aos tripulantes da Apollo 11 na Calçada da Fama de Hollywood - Domínio Público

"Eu coloquei o dele na frente da Police Activities League, que é uma organização sem fins lucrativos que o LAPD [Departamento de Polícia de Los Angeles] administra para crianças na comunidade, por causa da conexão com a polícia". 

E ele olha para cima e diz: 'Oh meu Deus. Foi aqui que eu fiz meu primeiro teste'. [Existem] coincidências muito raras como essa!", continuou. 

Com mais de 2.700 estrelas na Calçada da Fama de Hollywood, a produtora também acrescentou que alguns pontos importantes de Hollywood estão sem espaço.


5. Mais de uma estrela?

Por fim, Ana Martinez revelou que embora "muito raro", as celebridades podem receber mais de uma estrela. "Se as pessoas se qualificarem em duas categorias diferentes, podem se inscrever algumas vezes", explicou. 

O caso mais recente de uma pessoa com mais de uma estrela é a de Ron Howard, o ator mirim que virou diretor. 

"Ele conseguiu isso em 1960 por ser Opie no The Andy Griffith Show e depois no cinema como um grande diretor. Então ele tem duas".