Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Elza Soares

Em 91 anos, Elza Soares teve casamento turbulento e velou quatro filhos

A artista, que sempre impressionou pela voz, faleceu nesta quinta-feira, 20

Redação Publicado em 20/01/2022, às 19h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A artista em imagem pessoal - Divulgação/Instagram/elzasoaresoficial
A artista em imagem pessoal - Divulgação/Instagram/elzasoaresoficial

O Brasil recebeu nesta quinta-feira, 20, a dura notícia da morte de Elza Soares. Aos 91 anos, a artista faleceu de causas naturais, conforme divulgado em um comunicado nas redes sociais da artista.

É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais", diz o comunicado. 

Com uma vida marcada por altos e baixos, que incluem a fome na infância e um casamento turbulento com o craque Garrincha, Elza Soares deixa inúmeros fãs e legado na história da música brasileira.

Tendo uma trajetória marcada por momentos marcantes, o site Aventuras na História separou 5 curiosidades sobre a vida da artista que jamais será esquecida.

Confira abaixo!

1. Dura infância

Nascida no Rio de Janeiro em junho de 1937, Elza Soares veio de uma família pobre. Durante entrevista ao programa do Programa do Porchatno ano de 2018, a cantora de voz apaixonante relembrou duros momentos do passado.

Enquanto conversava com o apresentador, Elza revelou que não tinha nem água no local onde vivia.

 Eu era uma criança e a gente não tinha água onde morava. Não tinha nada. E eu carregava muita lata d’água na cabeça e eu achava que aquilo era incrível”, afirmou a cantora.

2. Casamento infantil

Muitos não sabem, porém Elza Soares se casou enquanto ainda era uma criança. Aos 12 anos de idade, o pai a obrigou a selar o matrimônio. Já aos 13 anos de idade, o casamento resultou na sua primeira gestação.

O portal BOL repercute que Elza disse durante entrevista à TV Globo que por ser uma mãe jovem, acabava brincando enquanto cuidava dos pequenos. Durante a entrevista para o Porchat – mencionada acima – a artista também falou sobre esse capítulo de sua vida.

 “Eu nem sabia o que era casamento. Mas fui uma grande mãe. Cresci com meus filhos, a gente cresceu junto”, disse a artista.

Anos depois, ela se casaria com o craque Garrincha, que resultou numa união turbulenta, sendo marcada por agressões e traições. 


3. Sequestro da filha

Em outro momento turbulento de sua vida íntima, Elza Soares precisou lidar com o sequestro da própria filha. O episódio infame ocorreu enquanto a artista deixava a filha, Dilma, com um casal para conseguir trabalhar. Apesar da cantora ter acreditado que o casal era de confiança, só conseguiu ver a filha novamente anos depois.


4. Morte dos filhos

Elza vivenciou uma das maiores dores que uma mãe pode sofrer: velar o próprio filho. Acontece que a artista acabou velando quatro filhos. Os dois primeiros faleceram por volta de 1950. De tão jovens, nem chegaram a ter nomes. Ambos faleceram de fome.

Já em 1983, a artista se viu diante do mesmo pesadelo com a morte de Garrincha, fruto de seu casamento com o craque Garrincha. Ele faleceu por volta de 1986, após um acidente de carro.

Em 2015, a cantora vivenciou o luto mais uma vez ao enterrar o filho Gilson, que morreu em decorrência de uma infeção urinária.


5. Cirurgia

No ano de 2014, Elza Soares foi submetida a uma cirurgia na coluna. O objetivo era reparar os danos que foram causados após sofrer uma queda enquanto se apresentava em 2013. Sofrendo dificuldades, Elza passou a andar em passos curtos e também fazia apresentações sentada.