Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Entenda os casos das 'caixas misteriosas' encontradas em praia na Bahia

As peças já foram examinadas por um núcleo especializado e chama atenção pelo valor histórico

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 08/08/2021, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Caixa misteriosa sendo retirada de praia soteropolitana - Divulgação / Limpurb
Caixa misteriosa sendo retirada de praia soteropolitana - Divulgação / Limpurb

No dia 2 de agosto de 2021, a Praia do Flamengo, em Salvador, capital da Bahia, amanheceu com curiosos itens atrapalhando a vista paradisíaca do destino turístico; ao menos oito caixas apareceram na água e, levadas pela correnteza, chegaram até a areia, chamando a atenção de banhistas, que ligaram para autoridades locais.

A descoberta, divulgada pela filial do portal G1 na região, precisou ser retirada por um caminhão com guindaste a mando da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), devido ao peso. Além disso, teve uma amostra coletada pela Marinha para tentar compreender a origem das curiosas caixas pesadas.

Porém, a resposta sobre o item partiu de outra amostra, repassada ao Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará, que em apenas um dia de análises, conseguiu descobrir o que era o artefato: resquícios de um navio nazista.

Caminhão com guindaste carrega caixa misteriosa / Crédito: Divulgação / Limpurb

A revelação

Liderado pelo oceanógrafo Carlos Teixeira, as características da caixa puderam ser relacionadas com um dos itens presentes em navios de carga alemães confeccionados durante o regime nazista; as caixas contendo fardos matérias primas para a fabricação de outros itens, sendo essa composta por borracha.

Estes navios realizavam transportes de metais como cobalto, estanho, latão, titânio pelos Atlânticos e, dessa maneira, otimizavam o traslado dos itens pesados com um veículo dedicado especialmente para isso.

O pesquisador também conseguiu concluir a origem específica da caixa encontrada na Praia do Flamengo; ela pertenceu ao navio SS Rio Grande, afundado pela frota americana em 1944 durante a reta final da Segunda Guerra Mundial e, hoje, está naufragado há quase seis mil metros de profundidade.

Caixa com os dizeres "Produzido na Indochina Francesa" em alemão / Crédito: Divulgação / Limpurb

Maiores análises

Alguns detalhes adicionais da descoberta ainda devem ser investigados, como a localização do navio. Tal estimativa pode ser obtida com as correntes de vento recentes registradas pelos órgãos meteorológicos da região, fato que chegou a ser comentado por Carlos em entrevista ao G1:

As correntes estão para o norte e os ventos estão para o norte. Então não teria como estar trazendo uma caixa de Sergipe ou do norte da Bahia para Salvador para a Região Metropolitana de Salvador, como Stella Maris e Flamengo. [...] Como elas chegaram em Salvador é um novo mistério", afirmou.

Porém, uma inscrição nas caixas auxilia a entender o caso; em alemão, há os dizeres "Produzido na Indochina Francesa" — na época do naufrágio do navio, a região era dominada pelo Japão, aliado dos alemães na guerra histórica.


+Saiba mais sobre o nazismo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Terceiro Reich na história e na memória, de Richard J. Evans (2018) - https://amzn.to/353Tu2w

As mulheres do nazismo, de Wendy Lower (2014) - https://amzn.to/3bwrlDv

A vida secreta dos nazistas, de Paul Roland (2020) - https://amzn.to/2yy0qso

Filhos de nazistas: Os impressionantes retratos de família da elite do nazismo, de Tania Crasnianski (2018) - https://amzn.to/2wWv5iy

Hitler e o nazismo, de Richard Geary (2012) - https://amzn.to/2xThKIe

O Nazista e o Psiquiatra, de Jack El-Hai (2016) - https://amzn.to/36XyD2z

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W