Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Pré-História

Escavações revelam cidade de 5 mil anos em Israel

Antigo assentamento da Idade do Bronze era um dos locais mais importantes do Oriente Próximo

Joseane Pereira Publicado em 07/10/2019, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

No último domingo (6), arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel encontraram uma cidade de 5 mil anos atrás, que abrigava cerca de 6 mil pessoas. "Mesmo em nossas imaginações mais loucas, não acreditávamos que encontraríamos uma cidade situada nesse momento na história", afirmou a arqueóloga da IAA Dina Shalem sobre a descoberta.

Na área pública da antiga cidade, foi encontrado um templo com uma enorme bacia de pedra para líquidos cerimoniais, assim como um local com ossos de animais queimados e estatuetas raras. "O que chamamos de templo é um edifício muito único, não temos nada parecido", disse Shalem.

Escavações no local / Crédito: Autoridade de Antiguidades de Israel

O local foi encontrado como parte de uma escavação iniciada pela Companhia Nacional de Infraestrutura de Transporte de Israel, Ltd., durante a construção de uma estrada para a cidade israelense de Harish, perto de Haifa. "Não há dúvida de que este sítio muda drasticamente o que sabemos sobre o caráter do período e do início da urbanização em Israel", afirmaram as autoridades do IAA em comunicado.