Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Elizabeth II

Fabricado há mais de 30 anos: 5 curiosidades sobre o caixão de Elizabeth II

Saiba detalhes sobre o caixão da rainha britânica que morreu na última semana aos 96 anos

Redação Publicado em 13/09/2022, às 10h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Caixão da rainha Elizabeth II - Getty Images
Caixão da rainha Elizabeth II - Getty Images

A rainha Elizabeth II morreu na última quinta-feira, 9, aos 96 anos e os preparativos para o seu funeral já estão a todo vapor. Algo que vem causando curiosidade é seu caixão, que foi visto em cortejo.

Separamos 5 curiosidades sobre o caixão da monarca. Confira!

1. Carvalho e chumbo

Como reportou o jornal britânico The Times, o caixão de Elizabeth II é feito de carvalho inglês e forrado com chumbo, que o torna hermético, visto que ele não será enterrado, e sim colocado em uma câmara em Windsor.

Em uma entrevista à publicação de quatro anos atrás, Andrew Leverton, o gerente da funerária Leverton and Sons, que fará o funeral da rainha, explicou que “carvalho inglês é muito difícil de encontrar e muito caro”.


2. Mais de 30 anos

O caixão da monarca / Getty Images

Ainda segundo Leverton, o caixão da monarca “não é algo que pode ser feito em um dia”. Acredita-se que ele tenha sido fabricado há pelo menos 30 anos.


3. Igual de Philip

O jornal britânico também destacou como um caixão igual foi usado para o funeral do marido de Elizabeth II, o príncipe Philip, que morreu em abril de 2021.


4. Insígnias

Alguns detalhes do caixão são as insígnias da monarquia na tampa e as alças de latão desenhadas especialmente para a monarquia britânica. Ele também deverá contar com o cetro e o orbe, além do estandarte real, o emblema da monarquia.


5. Caixão fechado

Cortejo da rainha com o caixão fechado / Getty Images

Outra curiosidade sobre o funeral de Elizabeth II é que o público não poderá ver o rosto da rainha ao despedir-se dela, visto que seu caixão ficará fechado e será coberto pela bandeira e insígnias reais o tempo todo.

O caixão deve ficar exposto para visitas públicas na Catedral de St Giles, em Edimburgo, e no Palácio de Westminster, em Londres, durante toda a semana até o funeral da rainha, que está previsto para acontecer em 19 de setembro na Abadia de Westminster.