Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rainha Elizabeth II

Atiradores vigiam local em que caixão de rainha Elizabeth II passou

Policiais com rifles vigiam cortejo fúnebre da rainha Elizabeth II, em Edimburgo, na Escócia

Éric Moreira Publicado em 12/09/2022, às 18h10 - Atualizado às 18h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trechos de vídeo em que são vistos atiradores posicionados e o local em que o corpo da rainha Elizabeth II passará, na Escócia - Reprodução/YouTube/Gandeste Romaneste
Trechos de vídeo em que são vistos atiradores posicionados e o local em que o corpo da rainha Elizabeth II passará, na Escócia - Reprodução/YouTube/Gandeste Romaneste

Desde a morte da rainha Elizabeth II, ocorrida na última quinta-feira, 8, diversos eventos fúnebres da Família Real Britânica — sem contar os relacionados à posse do novo rei, Charles III — vêm ocorrendo por todo o Reino Unido. Visto isso, hoje o corpo da monarca passará por um cortejo hoje, na cidade de Edimburgo, na Escócia, e o evento será vigiado por policiais armados com rifles de precisão, em telhados próximos ao corpo.

O caixão de Elizabeth II passará em procissão pela Royal Mile ('Milha Real', em tradução livre), com saída do Palácio de Holyrood, uma das residências oficiais da monarquia. Durante o evento, o rei Charles III acompanhará o caixão a pé, junto de seus irmãos Anne, Andrew e Edward.

Por sua vez, Camilla Parker — rainha consorte, esposa de Charles III — e Sophie Rhys-Jones — esposa de Edward — seguirão atrás, de carro. Além disso, os príncipes William e Harry, filhos do novo rei, não comparecerão ao cortejo à avó.

Velório real

Depois da procissão, os membros da Família Real Britânica comparecerão à Catedral de Santo Egídio, onde acontecerá o primeiro velório da rainha, como informado pela UOL. Após a cerimônia, ainda, o corpo da monarca permanecerá em um caixão fechado no local por 24 horas, para que possa ser velado pelo público.

De lá, o corpo ainda será transferido para Londres, onde terá mais um funeral público por mais quatro dias, a partir de quarta-feira, 14, em Westminster. Por fim, Elizabeth II será sepultada no dia 19 de setembro na Capela Memorial George VI, no Palácio de Windsor, ao lado do túmulo de seu pai.