Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Roma Antiga

A fake news que selou o destino de Cleópatra e Marco Antônio

Otaviano convenceu o povo de Roma que Antônio havia perdido a cabeça e se entregado ao fascínio de Cleópatra, rainha do Egito

Eve MacDonald, via The Conversation Publicado em 17/12/2019, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cleópatra e Marco Antônio no filme Cleópatra, de 1963 - Getty Images
Cleópatra e Marco Antônio no filme Cleópatra, de 1963 - Getty Images

Os jornais e as mídias sociais estão hoje cheios de reivindicações de notícias falsas. De um lado para o outro as acusações voam de que um lado da divisão política nos EUA tem enchido o mundo de mentiras para desacreditar o outro. Costumávamos chamar isso de propaganda. Agora são fake news.

Um dos exemplos mais flagrantes disso nos leva de volta à Roma antiga e ao final da República, quando quase um século de guerra civil, caos e assassinatos políticos levaram o governo romano à beira do colapso.

Era a hora do chamado Segundo Triunvirato . A aliança entre Otaviano, o poderoso herdeiro de Júlio César e seu braço direito, Marco Antônio, estava desmoronando e dois lados se formaram - um confronto era inevitável. É uma história bem conhecida - Marco Antônio reivindicou o Império Romano do Oriente como seu feudo e se mudou para ficar com a sedutora Cleópatra no Egito. Enquanto isso, seu principal rival, Otaviano (mais tarde Augusto César), estava em Roma, onde ainda era importante a capacidade de influenciar o Senado e o povo da cidade.

Houve uma guerra de propaganda feroz entre os dois lados em pleno jogo pela 33 a.C, pois ambos disputavam apoio público e a autoridade militar para influenciar os eventos. Assim como agora, havia muito em jogo - em 33 a.C, era o domínio de um império que dominava todo o Mediterrâneo.

Mestre das artes das trevas

O jovem Otaviano acabaria por se mostrar o mestre da propaganda - e, como ele também estava fisicamente na Itália, ao contrário de Antônio, que estava no Egito, ele foi capaz de exercer muito mais influência sobre Roma e o Senado.

No entanto, seria uma fake news a palha proverbial que quebraria as costas do camelo. Otaviano conseguiu se apossar de um documento que ele alegava ser a vontade e o testamento oficial de Antônio - e que documento ele acabou sendo.

Se era real ou não - e os estudiosos ainda discutem esse ponto - a vontade continha reivindicações tão inflamatórias que colocou o povo romano contra Antônio. Otaviano leu esse documento em voz alta na casa do Senado (de acordo com a Vida de Antônio de Plutarco, 58 ) e o tornou amplamente disponível, fazendo com que o Senado emitisse um decreto que foi publicado no fórum e enviado amplamente pelo império por mensageiros.

Dessa maneira, Otaviano convenceu o povo de Roma - e muitos aliados de Antônio no Senado - que Antônio havia perdido a cabeça e se entregado ao fascínio e despotismo de Cleópatra, rainha do Egito.

O documento tocava muitos dos preconceitos anti-orientais (e anti-Cleópatra) dos antigos romanos, visões tradicionais suspeitas da riqueza e do luxo do leste e de mulheres poderosas. Parecia confirmar que Antônio pretendia deixar legados para seus filhos com Cleópatra (eles tiveram três: os gêmeos Cleópatra Selene e Alexander Helios e um filho chamado Ptolomeu Philadelphus) que incluíam grandes pedaços de território romano no Mediterrâneo oriental.

Cena do filme cleópatra, de 1963 / Crédito: Getty Images

O testamento também declarou Césarião, filho de Cleópatra e Júlio César, legítimo sucessor de César. Essa era uma reivindicação extremamente inflamatória, pois poderia prejudicar Otaviano - como filho adotivo de César - aos olhos dos veteranos ainda leais à família Juliana.

O documento também afirmava que o enterro de Antônio deveria estar no mausoléu dos reis ptolomaicos em Alexandria. Esse último desejo foi considerado o mais atroz aos olhos dos romanos, sustentado por Otaviano como prova particular de que Antônio realmente só queria ser um governante despótico e que, se ele assumisse a liderança, levaria Roma no caminho da monarquia.

Dossiê Desonesto

O que é tão intrigante é que se o documento era uma notícia falsa ou a coisa real não tem mais importância. A vontade provou ser exatamente o tipo de vitória de propaganda que Otaviano esperava. O senado em Roma mudou-se para retirar a Marco Antônio seu imperium (seu direito legal de liderar os exércitos romanos que ele comandava) e sem ele, ele não estava legalmente no comando de suas legiões.

Tornou Antônio um traidor, o que tornou muito mais fácil colocar as pessoas contra ele e declarar guerra. E a guerra foi de fato declarada pelo Senado Romano - mais interessante em Cleópatra como rainha do Egito do que em Antônio.

Quando os dois lados se enfrentaram em batalha em 31 a.C em Actium, a vitória de Otaviano e o subsequente suicídio de Antônio e Cleópatra o deixaram como o único governante de Roma, e ele se tornaria o primeiro imperador de Roma, tomando o nome de Augusto.

Como a história é escrita pelos vitoriosos, essa versão de Marco Antônio tornou-se a parte aceita da história. A atração de culpar uma mulher exótica, a rainha oriental Cleópatra, por corromper Antônio foi a história que a posteridade aceitou.

As representações populares de Antônio, de Shakespeare ao clássico filme dos anos 1960, estrelado por Elizabeth Taylor e Richard Burton, reforçam a narrativa de que Otaviano se esforçara tanto para divulgar: Antônio era um homem que havia perdido a cabeça e todo o senso romano de propriedade pelo amor de uma mulher.


+Para saber mais sobre Cleópatra:

1. Cleópatra: Uma biografia - https://amzn.to/33XR2ch

2. Antônio e Cleópatra: A história dos amantes mais famosos da Antiguidade - https://amzn.to/33XR5EZ

3. Cleópatra: como a última rainha do Egito perdeu a guerra, o trono e a vida e se tornou um dos maiores mitos da História - https://amzn.to/32YIf8X

4. Cleópatra e sua víbora - https://amzn.to/32UimqN

5. Cleópatra - https://amzn.to/2NZGwvN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.