Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Filmes e TV

A família real que teria inspirado a série 'Succession'

Sucesso da HBO, a série teria se inspirado em uma família de bilionários da mídia dos EUA que dão o que falar até hoje

Redação Publicado em 19/05/2023, às 12h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de divulgação da quarta temporada de Succession, mostrando a família Roy, que foi inspirada em uma família real da mídia dos EUA - Divulgação/HBO
Imagem de divulgação da quarta temporada de Succession, mostrando a família Roy, que foi inspirada em uma família real da mídia dos EUA - Divulgação/HBO

"Succession", série que começou em 2018, está caminhando para o final de sua quarta e última temporada. O programa de televisão criado por Jesse Armstrong está acabando no auge de sua popularidade, sendo uma das séries mais comentadas e assistidas da HBO, uma rede de TV a cabo dos EUA conhecida por suas séries de prestígio como "Família Soprano" e "Game of Thrones".

A série, que acompanha uma família de bilionários, herdeira de uma das maiores empresas de mídia dos Estados Unidos, disputando pela sucessão do pai e CEO, foi indicada a 48 Emmy's, o principal prêmio da televisão, levando 13 desses para casa. 

A história da família Roy caminha uma linha tênue entre a ficção, simultaneamente hilária e dramática, com forte inspiração de Shakespeare, e as muitas conexões com a realidade, mostrando eleições presidenciais muito parecidas com pleitos passados dos EUA e companhias de mídia falsas que se parecem demais com empresas reais, como a "Vaulter" de Succession e a Gawker.

Mas, além dessas similaridades, o foco da série, a família Roy, também tem seus pés na realidade. De acordo com Armstrong, o núcleo da série foi inspirado em diversas famílias relacionadas a conglomerados midiáticos, mas especialmente em uma: os Murdoch.

"São criações ficcionais que surgiram de muita leitura e pesquisa. Eu escrevi um roteiro sobre a família de Rupert Murdoch e nunca foi feito. E isso me interessou pelas semelhanças entre todos esses caras - Murdoch, Robert Maxwell e Conrad Black - que estão passando de sua posição de predominância à medida que a tecnologia assume. Mas, também, como as notícias e jornais a cabo ainda estão moldando nosso clima político", explicou Armstrong ao RadioTimes.

Família Murdoch

RupertMurdoch é o acionista majoritário da News Corp, uma multinacional de comunicação que é um dos maiores grupos midiáticos do mundo. Ele é uma das principais inspirações para a figura de Logan Roy, o grande patriarca de Succession, conhecido por seu estilo bruto e seu instinto para negócios.

O magnata também fundou a 21st Century Fox, empresa que acabou desmembrada quando foi vendida à Disney em 2019. Antes uma junção de estúdios de cinema e iniciativas de jornalismo, foi dividida, e a empresa do Mickey ficou com a 20th Century Studios, seção de entretenimento. Agora, a família Murdoch continua com a Fox Corporation, que toca iniciativas como a Fox News, Fox Sports e TMZ.

Rupert Murdoch, à esquerda, e Logan Roy, interpretado por Brian Cox, à direita - Handout/Getty Images e Reprodução/HBO

Murdoch já foi casado quatro vezes, e quase se casou com uma quinta mulher aos 92 anos, mas terminou o noivado recentemente, segundo a CNN. O Splash UOL informa que ele teve seis filhos com três de suas ex-esposas:Prudence Macleod, em seu primeiro matrimônio; Lachlan, Elisabeth e James, no seu segundo casamento, e Chloe e Grace, as caçulas, com sua terceira esposa.

Sucessão

Enquanto a filha mais velha, Prudence, nunca teve um grande interesse pelos negócios da família, os três filhos do segundo casamento disputaram a sucessão do pai. Na série, o filho do primeiro casamento, Connor (interpretado por Alan Ruck), também nunca foi muito envolvido nos negócios do clã Roy, mas KendallSiobhan Roman brigam pela oportunidade de ocupar o lugar do pai na Waystar Royco, empresa fictícia de Succession.

Tanto Kendall (interpretado de maneira premiada e louvada por Jeremy Strong) quanto Lachlan sempre foram os favoritos para ocupar o cargo do patriarca. O filho de Murdoch se retirou dos negócios da família em 2005 após uma briga com Roger Ailes, na época o presidente da Fox News, e só retornou em 2014. Ailes foi acusado de assédio sexual em 2016 por diversas ex-funcionárias.

Kendall também passa por seus altos e baixos na Waystar Royco, incluindo ter que lidar com um caso de acusações de crimes sexuais contra um figurão da empresa. 

Siobhan (interpretada por Sarah Snook) e Elisabeth também tem suas similaridades, ambas trabalhando em projetos independentemente da família após tentativas de sucessão mal-sucedidas e ignoradas pelo patriarca. Roman (interpretado por Kieran Culkin) e James são conhecidos por suas atitudes rebeldes.

Mais semelhanças

Tanto a Waystar Royco quanto a News Corp são conglomerados multimídia, com canais de notícia que tendem ao conservadorismo. Além disso, ambas as empresas foram vendidas, pelo menos em parte, em manobras que chocaram o mundo dos negócios.

O último episódio de Succession vai ao ar no dia 28 de maio, quando o mundo finalmente descobrirá quem será o sucessor de Logan Roy. No caso da família Murdoch, o herdeiro do trono, por enquanto, é Lachlan, que hoje atua como CEO da Fox Corporation, com seu pai como codiretor e seus irmãos fora dos negócios da família.

Confira o trailer da quarta e última temporada de Succession, disponível para streaming na HBO Max: