Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Gafe real: O dia em que o príncipe Philip pediu desculpas a Richard Nixon

O então presidente dos Estados Unidos promoveu uma "noite dos homens" na Casa Branca onde o duque quebrou um protocolo

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 19/04/2021, às 16h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Príncipe Philip (esq.) e Richard Nixon (dir.) em retratos oficiais - Wikimedia Commons
Príncipe Philip (esq.) e Richard Nixon (dir.) em retratos oficiais - Wikimedia Commons

Os jantares promovidos pelo presidente do Estados Unidos costumam figurar a alta sociedade mundial como uma das ocasiões mais importantes da vida de alguém.

Com a luxuosa Casa Branca disposta para sua visita, a alimentação meticulosa e tratamento de segurança são protocolos obrigatórios — e que devem ser igualmente respeitados pelos convidados.

Sabendo disso, uma ocasião foi capaz de incomodar o marido da rainha da Família Real Inglesa. Educado pela igualmente luxuosa cultura da monarquia, príncipe Philip foi convidado a um jantar composto apenas por homens na Casa Branca, pelo então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, no ano de 1969.

Além dele, outras personalidades masculinas da época, como o bilionário da informática Ross Perot, o comediante Bob Hope e os membros do gabinete de Nixon faziam parte do evento.

Contudo, uma carta do nobre, escrita um dia depois da visita, revela um vexame que, nas palavras dele, o fez acordar “suando frio”, como contou a emissora norte-americana CBS.

Quebra de protocolo

Na carta direcionada ao presidente, Philip inicia agradecendo a recepção e tratamento durante todo o período em que esteve na residência oficial do chefe de estado: "Nem posso iniciar minha fala sem antes dizer o quanto apreciei sua grande bondade e hospitalidade na Casa Branca. Fiquei bastante impressionado com os convidados, mas muito feliz em conhecer uma instituição tão distinta"

O marido de Elizabeth II acrescentou que, tamanho era o brilho dos convidados presentes que, em certo momento, descreveu a própria presença como “muito fraca” e que acordou no dia seguinte “suando frio” quando percebeu que tinha deixado de lado uma educada tradição direcionada ao organizados: propor saúde à mesa.

Ele prossegue explicando que só notou o erro após a saída e temeu o receio, completando com uma solicitação direta: “Peço desculpas humildemente”. O pedido foi feito em um pequeno papel destacado de uma caderneta de anotações com o selo da realeza britânica em cor verde.

Tom positivo

Conhecido pelo jeito brincalhão — e muitas vezes, fora do tom, como anteriormente noticiamosPhilip manteve a postura bem-humorada na conclusão da cartinha direcionada ao presidente, relatando detalhes em seus momentos finais nos EUA antes de partir para a terra da rainha.

"O tempo em Nova York estava horrível, mas fora isso tudo correu bem e achei a Srta. Walters particularmente charmosa e inteligente. Espero que tenhamos feito um bom trabalho", completou o duque antes de assinar a autoria.

O conteúdo da carta foi revelado pela Livraria e Biblioteca Nixon, acervo da família do presidente após o falecimento do nobre.


+Saiba mais sobre a família real britânica em obras disponíveis na Amazon:

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

A Brief History of the Private Life of Elizabeth II, Michael Paterson (2012) - https://amzn.to/394Qjsq

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird (2018) - https://amzn.to/2T9uEuc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W