Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

General Tom Thumb, o anão que virou celebridade mundial nos insólitos freak shows

Esbanjando elegância, o pequeno homem tornou-se um símbolo dos shows de P. T. Barnum e fez amigos em diplomacias internacionais

Wallacy Ferrari Publicado em 27/08/2020, às 13h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
General Tom Thumb com sua esposa - Wikimedia Commons
General Tom Thumb com sua esposa - Wikimedia Commons

Nascido em 4 de janeiro de 1838, o Charles Sherwood Stratton teve os primeiros meses de vida com a tranquilidade requerida por qualquer outra criança saudável; cresceu normalmente em Bridgeport, Connecticut até os seis meses de vida. Nasceu com 4,3 kg, sendo o último peso proporcional a uma pessoa de altura regular.

No sexto mês, entretanto, seu crescimento foi interrompido em 64 centímetros, pesando 6,8 quilos. Inicialmente, não gerou preocupação aos pais durante os seis meses seguintes, quando notaram, em seu primeiro aniversário, que registrava a mesma altura de check-ups médicos anteriores. Até os quatro anos de idade, cresceu apenas uma polegada, mas não apresentava nenhuma disfunção cognitiva ou metabólica.

Na família de Charles, no entanto, havia um importante showman e político americano que ouviu falar de sua interrupção do crescimento após ser descrito como “inteligente mas impressionantemente pequeno”. O pai de Stratton era primo de quinto grau de P. T. Barnum, que buscava renovar seu freak show com atrações menos chocantes e mais mirabolantes.

Desenho retrata Tom Thumb na infância, com terno, em cenário de apresentação / Crédito: Wikimedia Commons

Ao lado de P. T. Barnum

O empresário decidiu aproveitar a oportunidade do nanismo e fez contato com os pais do garoto, solicitando a guarda em troca de uma ajuda de custo generosa. Diferente dos primeiros freak-shows, o garoto não sofreu maus tratos; foi treinado a cantar, dançar, imitar famosos e recebeu uma ótima educação — visto que Barnum já tinha uma fortuna que pudesse proporcionar um ótimo padrão de vida ao garoto.

Com isso, saiu em turnê pelos EUA aos cinco anos, interpretando cupidos e Napoleão Bonaparte com um texto decorado. O talento expandiu para a Europa no ano seguinte, onde se apresentou para a Rainha Vitória e o então Príncipe de Gales Eduardo VII. Com a fama e teatros lotados, a turnê se estendeu por três anos, com sua popularidade atingindo todo o continente.

Apelidado como “general Tom Thumb”, chegou a doar itens e uma quantia significativa de dinheiro para vítimas da fome na Irlanda. Ao retornar a Nova York, já na pré-adolescência, mudou a visão americana sobre os freak-shows, que deixaram de ser vistos como apresentações exploratórias de deformidades para curiosidades biológicas. Aos oito anos, o garoto voltou a crescer pela primeira vez, chegando a 82 centímetros ao completar 18 anos de idade.

O General Tom Thumb acompanhado de sua esposa / Crédito: Domínio Público

Vida adulta

Com o dinheiro conquistado e com as amizades na alta sociedade, o anão passou a desenvolver pessoalidades, reduzindo o fluxo de apresentações pela segurança financeira. Aos 24 anos, tornou-se membro da maçonaria e, no ano seguinte, casou-se com Lavinia Warren, também anã. A cerimônia foi amplamente coberta e recebeu 10 mil convidados no Metropolitan Hotel.

Chegou a ter uma casa em Manhattan de alto padrão e até um iate a vapor, sem contar inúmeras viagens para a Europa e o Oriente Médio. Em 1883, estava presente no Newhall House quando o hotel sofreu um incêndio, mas conseguiu ser resgatado junto da esposa pelo empresário, sobrevivendo entre mais de 71 óbitos.

Tom Thumb sofreu um derrame repentino aos 45 anos, indo a óbito em 15 de julho de 1883. Seu funeral, promovido por P. T. Barnum, teve uma estátua inaugurada em tamanho real no topo de um obelisco, instalada no cemitério Mountain Grave, na cidade-natal do artista. O velório movimentou mais de 20 mil admiradores, que fizeram questão de dar o último adeus. Lavinia morreu 35 anos depois, sendo enterrada ao lado.


+Saiba mais sobre o show de horrores de P. T. Barnum através das obras disponíveis na Amazon:

A Arte de Ganhar Dinheiro, de P. T. Barnum (eBook) (2019) - https://amzn.to/2yDWWVF

Barnum: An American Life, de Robert Wilson (2020) - https://amzn.to/2YRZdai

P. T. Barnum: The Best Works, de P. T. Barnum (eBook) - https://amzn.to/35IIbNm

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W