Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

O mentor de Escobar: Considerado o cérebro do tráfico, Gustavo Gavirina fez o Cartel atingir seu auge

Com as ideias de contrabando de Gavirina, que era primo de Pablito, a organização criminosa passou a lucrar milhões de dólares por dia

Daniela Bazi Publicado em 28/08/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gustavo Gaviria e Pablo Escobar em Las Vegas, Nevada - Domínio Público
Gustavo Gaviria e Pablo Escobar em Las Vegas, Nevada - Domínio Público

Entre os anos de 1976 a 1993, o tráfico de cocaína era dominado pelo Cartel de Medellín. A organização criminosa era comandada por Pablo Escobar, que tinha como um dos principais aliados, seu primo, Gustavo Gaviria.

Segundo os ex-oficiais do DEA (Drug Enforcement Administration) dos Estados Unidos, Javier Pena e Scott Murphy, Gaviria era considerado como o cérebro do cartel. “Esse é o cara que realmente queríamos pegar vivo porque ele era o verdadeiro cérebro. Ele sabia tudo sobre os laboratórios, onde obter os produtos químicos, as rotas de transporte, os centros de distribuição nos Estados Unidos e na Europa”, disse Murphy em antigo comunicado.

Gustavo Gavirina era o responsável pelos negócios da organização / Crédito: Getty Images

A dupla de primos começou como traficantes de pequeno porte em meados da década de 1970, contrabandeando pasta de coca. Após ser refinada, a droga era enviada aos EUA através de mulas, que as carregavam através de bagagens ou engoliam preservativos cheios de pó. Na mesma época, ambos foram presos ao serem pegos com 12kg de cocaína escondido no volante do carro, mas acabaram sendo liberados pouco tempo depois. 

Com o tempo, os negócios foram crescendo, comprovando que Escobar e Gaviria formavam a dupla perfeita. Pablo conquistava facilmente a lealdade de seus funcionários através de seu carisma, e não tinha problemas em punir violentamente aqueles que lhe traiam. 

Pablo Escobar e sua esposa, Maria Victoria, em 1983 / Créditos: Getty Images

Por outro lado, Gustavo tinha uma personalidade calma e era especialista em negócios. Era ele quem cuidava da parte financeira da organização, liderava as recompensas para agentes infiltrados no governo, na polícia e no exército e criava diversas maneiras de contrabandear a droga. 

Foi de Gaviria a ideia de transportar a cocaína dentro de aparelhos televisivos e geladeiras, e de misturar em alguns produtos como polpas de fruta, cacau, vinho e até mesmo peixe seco. O professor de ciências políticas na Universidade EAFIT em Medellín, Gustavo Duncan Cruz, afirma que “Pablo [que aparentemente não era bom em negócios] era mais especializado em violência e Gustavo era mais especializado em negócios - negócios ilegais, é claro”.

Traficantes de Escobar pegos pela polícia em 1988 / Créditos: Getty Images

Em meados da década de 1980, enquanto Escobar se dedicava a política, Gaviria assumiu os negócios do Cartel de Medellín. Foi a época do auge da organização, que passou a arrecadar cerca de 60 milhões de dólares e era responsável por 80% da distribuição de cocaína nos Estados Unidos. 

Gustavo Gaviria foi morto no dia 11 de agosto de 1990, por unidades de operações especiais da Polícia Nacional da Colômbia, após meses de busca. Segundo a polícia, ele teria sido atingido durante o tiroteio mas, segundo Pablo Escobar, seu primo teria sido pego, torturado e assassinado.


+Saiba mais sobre Pablo Escobar por meio de grandes obras abaixo disponíveis na Amazon:

Sra. Escobar: Minha vida com Pablo, Victoria Eugenia Henao (2019) - https://amzn.to/3dlc75A

Amando Pablo, odiando Escobar, de Virginia Vallejo (2017) - https://amzn.to/37VEWlK

Minha Vida com Pablo Escobar, Jhon Jairo Velásquez e Maritza Neila Wills Fontecha (2017) - https://amzn.to/2tgBgvK

Pablo Escobar: meu pai, Juan Pablo Escobar (2015) - https://amzn.to/2QeEaKk

Pablo Escobar: O Narcotraficante: A história por trás do homem que matou mais de 5 mil pessoas (Mentes Criminosas Livro 1)- https://amzn.to/36bejsA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W