Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Rússia

Neste dia, em 1918, Lenin quase foi morto por uma militante de esquerda

Por considerá-lo "traidor da Revolução", Fanny Kaplan disparou dois tiros contra o líder bolchevique após um de seus discursos em Moscou

André Nogueira Publicado em 30/08/2019, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

Em 30 de agosto de 1918, Lenin, líder dos bolcheviques, discursava numa fábrica em Moscou, quando levou dois tiros de Fanny Kaplan, membro do Partido Social Revolucionário. A militante de esquerda feriu gravemente o líder comunista, mas Lenin sobreviveu ao ataque e, a partir de então, comandou uma série de agressões contra seus oponentes políticos, em meio à Guerra Civil.

Após proferir seu discurso aos trabalhadores fabris, Lenin saiu em direção a seu carro. Porém, antes, Kaplan gritou o seu nome, o que chamou a atenção do político. De frente, a social-revolucionária apertou três vezes o gatilho; duas balas acertaram o bolchevique: uma no ombro e outra no pulmão. Lenin, então, foi levado aos seus aposentos no Kremlin. Mesmo sobrevivendo, a saúde do velho Ulyanov nunca mais foi a mesma.

F. Kaplan / Crédito: Wikimedia Commons

As razões para esse atentado são claras quando vemos o caminho da Revolução Russa. Após a tomada do poder pelos bolcheviques, em Outubro, Lenin criou hegemonia entre os sovietes. Porém, com a convocação da Assembleia Constituinte, os bolcheviques não conseguiram maioria absoluta, enquanto a presidência daquela agremiação era social-revolucionária. Isso criou uma intriga forte entre as facções.

Diante desse cenário, em que os bolcheviques deixaram aflorar o autoritarismo e baniram todos os partidos senão o do governo, Kaplan se desiludiu com o Secretário-Geral. Ela o via como traidor da Revolução, como disse em seu depoimento à Checa, após ser presa.

Muitos acham que esse tiro foi importante para o quadro de saúde de Lenin nos anos 1920 / Crédito: Domínio Público

Kaplan era uma filha de camponeses que entrou tardiamente para a luta revolucionária – originalmente como anarquista e, depois, partidária do socialismo. Em um atentado político, já fora presa em campos de trabalho na Sibéria czarista, sendo liberada pela Revolução. Inicialmente, foi simpática a Lenin, mas logo o bolchevique fechou o poder soviético em suas mãos, perdendo apoio do restante da esquerda revolucionária.

Após ser presa, Kaplan confessou o seguinte: "Meu nome é Fanny Kaplan. Hoje atirei em Lenin. Fiz isso com meus próprios meios. Não direi quem me forneceu a pistola. Não darei nenhum detalhe. Tomei a decisão de matar já Lenin faz muito tempo. Considero-o um traidor da Revolução". Ela foi sentenciada à morte por fuzilamento.