Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

O clique polêmico: O escândalo de carnaval de Itamar Franco

A mais famosa foto do presidente ilustra o momento que levou à vergonha do governo brasileiro

André Nogueira Publicado em 24/02/2020, às 10h00 - Atualizado em 17/02/2023, às 17h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Itamar Franco durante a polêmica do Carnaval - Marcelo Carnaval
Itamar Franco durante a polêmica do Carnaval - Marcelo Carnaval

A primeira vez em que um Presidente da República pisou no sambódromo na Marquês da Sapucaí, obra do governo fluminense de Brizola, o resultado foi um verdadeiro vexame. É o caso de Itamar Franco.

Itamar era presidente desde a queda de Fernando Collor e já havia se mostrado pouco litúrgico ou decoroso. Mas naquele dia 14 de fevereiro de 1994, o ocorrido passou de qualquer limite imaginável. 

Itamar foi eleito vice-presidente de Collor / Crédito: Wikimedia Commons

Durante o desfile da Acadêmicos da Grande Rio, a modelo Lilian Ramos foi convidada para subir no camarote no qual se encontrava o presidente. No palanque, Lilian beijou o rosto de Itamar, que respondeu com um sussurro no pé do ouvido. A modelo, então, levantou os braços de animação e chegou ao clímax que levaria à crise na opinião pública: sua saia levantou, revelando que a modelo estava sem calcinha. Sua genitália ficou exposta e o momento foi flagrado pela fotografia de Marcelo Carnaval.

“Hoje dá vontade de rir dessa história. Foi uma forma ridícula de tentar atingir a moral do presidente. Pensei em processar todo mundo, mas preferi ir embora do Brasil”, afirmou Lilian em entrevista ao UOL em 2014, ano que marcou os 20 anos do insólito episódio.

O caso foi um escândalo, principalmente para a mídia mais conservadora / Crédito: Veja

A falta de decoro do presidente e a divulgação dessa foto escandalosa levaram a uma crise de imagem. A imagem de Itamar ficou temporariamente suja, mas seu mandato acabou naquele mesmo ano e em alta, pela realização do Plano Real.