Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Idade Média

Perkin Warbek, o impostor que quase tomou o trono da dinastia Tudor

Há exatos 520 anos, Warbeck era enforcado. Conheça o plano arquitetado pelo farsante para roubar o trono da Inglaterra

Caio Tortamano e Isabela Barreiros Publicado em 22/11/2019, às 13h38 - Atualizado às 13h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Perkin Warbek, o impostor que se passou por Ricardo de Shrewbury - Wikimedia Commons
Perkin Warbek, o impostor que se passou por Ricardo de Shrewbury - Wikimedia Commons

Perkin Warbeck ganhou notoriedade por volta de 1490 ao afirmar ser Ricardo de Shrewbury, Duque de York, segundo filho de Eduardo IV e um dos chamados "príncipes na torre". Nesse contexto, Ricardo seria o legítimo herdeiro ao trono, uma vez que seu irmão mais velho, o próximo na linha de sucessão do rei Eduardo V, teria sido morto. 

A história, no entanto, é discutível. Segundo Warbeck, Eduardo V foi assassinado na sua frente. Os responsáveis pelo crime, no entanto, permitiram que ele fugisse, por considerá-lo “inocente”. Em todo caso, o irmão mais velho estava desaparecido, podendo ser vítima de causas naturais ou do assassinato narrado pelo impostor. 

Inicialmente, Warkbeck foi aclamado como conde de Warwick em Cork, na Irlanda. Pouco tempo depois, ele passou a assumir a identidade de Ricardo de York, nome que utilizou para, posteriormente, tentar tomar o trono da Inglaterra. 

Crédito: Wikimedia Commons

Foi assim que ele ganhou apoio público. Outro fator crítico era o desejo de algumas pessoas na Inglaterra em derrubar o monarca Henrique VII, que estava passando por um conturbado reinado. Warbeck seria, assim, uma ameaça à recém-criada dinastia Tudor.

Henrique, então, declarou Perkin um impostor. Ele foi mantido sob guarda no castelo do rei por 18 meses, tentou escapar e foi recapturado de maneira rápida. Como consequência, foi aprisionado na macabra Torre de Londres em 23 de novembro de 1499. Lá, Warbeck foi obrigado a ler uma confissão, em que afirmava ser um impostor tentando tomar o trono da Inglaterra.

Em 24 de novembro, há 520 anos, Perkin Warbeck foi enforcado. Após sua morte, acabou sendo enterrado em Austin Friars, Londres. Ele está em uma sepultura não marcada na Igreja Holandesa da cidade.


+ Saiba mais sobre o período através das obras abaixo

1 - História Viva. Tudors. A Verdadeira História de Uma Dinastia Gloriosa,  de Jane Bingham - https://amzn.to/36eyOVB

2 - The Hidden Lives of Tudor Women – A Social History, de Elizabeth Norton - https://amzn.to/31V6tjG

3 - As seis mulheres de Henrique VIII, de Antonia Fraser - https://amzn.to/2Woaz2y

4 - Henrique VIII, de William Shakespeare - https://amzn.to/2C4wCCp

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.