Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Por que Paul McCartney estava descalço na capa de Abbey Road?

Ao contrário dos outros membros da banda, o artista atravessou a icônica rua descalço, causando estranhamento em seus fãs

Isabela Barreiros Publicado em 19/09/2021, às 09h00 - Atualizado em 07/01/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da capa do disco Abbey Road, da banda The Beatles - Getty Images
Imagem da capa do disco Abbey Road, da banda The Beatles - Getty Images

Lançado há mais de 50 anos, o último álbum gravado pelos Beatles, 'Abbey Road', marcou a trajetória artistica da banda. Musicalmente, o disco mostrou-se como um dos mais importantes da história, contendo canções icônicas como “Here Comes The Sun” e “Come Together”. Mas sua capa também tornou-se praticamente inesquecível.

O nome do disco é em homenagem à rua em que estava localizado o estúdio de gravação da banda. Atravessando a faixa de pedestres, os Beatles foram fotografados na manhã do dia 8 de agosto de 1969 pelo fotógrafo Iain Macmillan. A foto — e a faixa — se tornariam grandes símbolos da cultura pop.

Em Londres, em pleno verão, policiais fecharam a rua para que as fotografias pudessem ser tiradas, seis ao todo. Com inúmeros detalhes, a imagem da capa foi escolhida por Paul McCartney, que passaria a ser o protagonista de uma teoria da conspiração: algumas pessoas passaram a acreditar que o artista estava morto.

Fotografia dos artistas no ensaio fotográfico da capa / Crédito: Divulgação/ Instagram/ @paulmccartney

Tudo começou quando os fãs perceberam que McCartney estava descalço na capa do disco. A escolha do terno e a falta de sapatos foram caracterizados por alguns entusiastas da banda como sendo parte do enterro do músico.

Além disso, a placa do carro que aparece na capa é “LMW281F”, que foi interpretada como “Linda McCartney Weeps” (“Linda McCartney Chora”, em português), e “28IF” — pessoas diziam que, se ele estivesse vivo, completaria 28 anos.

Ao contrário dos outros três integrantes, ele estava com o pé esquerdo para a frente. Também segurava um cigarro com a mão direita, mesmo que na verdade fosse canhoto.

Reunindo todos esses “indícios”, a teoria diz que McCartney teria morrido em um acidente de carro em 1967 e, para não atrapalhar o sucesso da banda, substituído por um sósia. A banda usou, então, a capa do Abbey Road para tentar dizer aos fãs o que havia acontecido com o Beatle, dando “dicas” para avisá-los do verdadeiro fim do artista.

Em 1969, ele disse a um repórter da revista estadunidense Life o verdadeiro motivo da sua falta de sapatos. “Na Abbey Road , estávamos vestindo nossas roupas comuns. Eu estava andando descalço porque estava um dia quente”, disse.

Em outras fotos tiradas momentos antes da icônica capa, o músico ainda estava usando suas sandálias, em conjunto com seu terno. Durante a sessão, ele as expulsou, exatamente porque era um dia muito quente na cidade de Londres.

Ironica e satiricamente, McCartney lançou, em 1993, o álbum “Paul Is Live” (“Paul Está Vivo”, em tradução livre), em referência à famosa teoria da conspiração.

Todos os sinais levantados pelo público foram feitos ao contrário, — nesta capa, por exemplo, ele usa sapatos. Segurando a coleira de um cachorro com sua mão dominante, ele também está com o pé direito à frente.

Capa do álbum de 1993 "Paul Is Live" / Crédito: Divulgação/ MPL Communications

De qualquer forma, a imagem tornou-se um dos maiores símbolos da história da música e da cultura pop no geral. Reproduzida por inúmeros artistas e até desenhos animados, de Kayne West aos Simpsons, o legado da capa é inegável ainda nos dias de hoje.


+Saiba mais sobre os Beatles por meio das obras disponíveis na Amazon

The Beatles a biografia, de Bob Spitz (2007) - https://amzn.to/34UWugM

Here, There and Everywhere. Minha Vida Gravando os Beatles, de Geoff Emerick (2013) - https://amzn.to/2Pk8QIv

Beatles 1966: o ano Revolucionário, de Steve Turner (2018) - https://amzn.to/2DRxQl0

Lembranças de Lennon, de Jann S. Wenner, Conrad (2001) - https://amzn.to/2rY1IJX

John Lennon: A Vida, de Philip Norman (2009) - https://amzn.to/2YomyhL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du