Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Religião

Igreja da Quinta-Feira Passada: A 'religião' satírica que diz que o Universo tem só uma semana

Entenda a religião satírica com a curiosa crença de que o mundo foi criado na quinta-feira passada

Ingredi Brunato Publicado em 01/06/2023, às 15h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa de calendário - Divulgação/ Freepik/ Licença livre
Fotografia meramente ilustrativa de calendário - Divulgação/ Freepik/ Licença livre

Existem muitas especulações a respeito da verdadeira idade do Universo, com a estimativa mais aceita pela comunidade científica atual sendo de 13,8 bilhões de anos. 

Dentro das teorias criacionistas, no entanto, que possuem origem religiosa, há aqueles que acreditam que o mundo existe a apenas 6 mil anos — um número calculado com base em passagens bíblicas.

Neste sistema de crenças, é possível justificar as evidências científicas que apontam para uma idade mais avançada não apenas do Universo, mas de nosso próprio planeta, através, por exemplo, da "hipótese de Omphalos". 

Descrita em 1857 pelo naturalista Philip Henry Gosse, propõe que aquilo que podemos observar apenas teria a aparência de ser velho, com essa aparência sendo, na verdade, uma ilusão forjada por Deus. 

Fotografia de Philip Henry Gosse / Crédito: Domínio Público

O peculiar pensamento, embora não possua qualquer validade científica, configura um interessante experimento mental no campo da filosofia, e é levado ao seu extremo pela crença-base Igreja da Quinta-Feira Passada, que teria surgido por volta dos anos 90 como um argumento de oposição ao Criacionismo. 

A religião de caráter satírico afirma que o Universo foi criado na quinta-feira passada, de forma que tem no máximo uma semana de existência, e todas as nossas memórias de eventos anteriores à última quinta são ilusões plantadas em nossa mente pela entidade que criou tudo. 

Aqui entra outro elemento excêntrico da proposta, aliás: o grande criador, para os seguidores da Igreja da Quinta-Feira Passada, é Você. 

A sua simulação 

Conforme explicado pelo site oficial da religião, o Universo foi criado por Você como forma de testar a si próprio.

Tudo que existe à sua volta, portanto, é apenas uma simulação arquitetada por Você mesmo para colocar à prova suas habilidades de julgamento e seu código ético. Dentro desta crença, todas as outras pessoas possuem ações pré-programadas, enquanto Você é o único indivíduo que realmente tem autonomia para tomar decisões. 

O teste, aliás, é relativamente curto, estando previsto para ser finalizado na próxima quinta-feira. E as outras pessoas do mundo estão perfeitamente conscientes disso — elas são todas, afinal, seguidoras secretas da Igreja da Quinta-Feira Passada. 

É importante apontar ainda que, após o fim deste experimento cósmico de uma semana, Você será recompensado ou punido (por Você mesmo) dependendo de quão bem desempenhou os objetivos que estipulou para si. 

O portal possui também uma aba de perguntas e respostas para esclarecer possíveis dúvidas. A primeira delas é "Eu ouvi sobre isso uma semana atrás, e esperei que o mundo iria terminar na quinta. Por que não terminou?". O questionamento, embora soe convincente, não parece abalar as crenças da Igreja da Quinta-Feira Passada

"Tudo o que indica que este Universo existia antes da última quinta-feira, incluindo todas as suas memórias, foi plantado por Você. Ou seja, Você se lembra de ter ouvido falar disso há uma semana, mas essa é uma memória falsa. O Universo não deixou de terminar na quinta-feira, simplesmente nunca existiu antes disso, e Você foi enganado para se lembrar do contrário", afirma o site. 

É claro que, dentro da lógica da religião, qualquer dúvida a respeito do funcionamento do Universo é apenas uma questão de tempo. Em outro trecho, eles garantem Você entenderá todos os detalhes na próxima quinta-feira sem falta.