Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Incontrolável

'Incontrolável': Conheça a história real do trem desgovernado que inspirou o filme

Inspirando o filme Incontrolável, um trem não tripulado disparou por trilhos nos EUA enquanto funcionários tentavam pará-lo

Ingredi Brunato Publicado em 22/11/2023, às 12h22 - Atualizado às 18h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de divulgação do filme - Divulgação/ Century 20th Fox
Imagem de divulgação do filme - Divulgação/ Century 20th Fox

Nesta quarta-feira, 22, o eletrizante filme de ação "Incontrolável" ("Unstoppable", no título em inglês), que foi lançado em 2011 no Brasil, passará na Sessão da Tarde, da Globo, que começa a ser exibida às 15h25.

Estrelada por Chris Pine, Denzel Washington e Rosario Dawson, além de contar com a direção de Tony Scott, compreende uma história cheia de tensão baseada em um episódio real ocorrido nos Estados Unidos em 2001. 

Na ocasião, um trem de carga com 47 vagões não tripulado disparou a uma velocidade de mais de 80 quilômetros por hora pelos trilhos do estado norte-americano de Ohio, causando pânico entre os funcionários da companhia CSX, que era responsável por controlar o veículo. 

A locomotiva desgovernada avançou por 106 quilômetros no decorrer de 2 horas antes de ser finalmente parada pelos esforços heroicos de um grupo de profissionais — com menção honrosa para o maquinista Jon Hosfeld, que foi quem conseguiu frear o trem de vez. 

Cena do filme / Crédito: Divulgação/ Century 20th Fox 

Deslize perigoso 

A situação desesperadora que inspiraria a produção de Hollywood iniciou-se quando um engenheiro sênior perdeu o controle da locomotiva durante um conserto de rotina no pátio de carga da CSX, conforme repercutiu o portal The Philadelphia Inquirer.

O homem movia os vagões de lugar para fazer a manutenção de um mecanismo que permitia a troca de trilhos. Em vez de acionar o sistema de freios do trem que operava, no entanto, ele acabou pressionando o acelerador. 

Depois, quando percebeu o erro, ele até tentou voltar para o veículo, mas acabou escorregando nos degraus, que estavam úmidos devido à chuva, e acabou pendurado no comboio. Foi após ser arrastado por cerca de 25 metros, que conseguiu se soltar. 

Embora o engenheiro estivesse em segurança, no entanto, restava um problema maior para ser resolvido: o trem que partia sem rumo, fora de hora e sem maquinista. Para piorar, dois dos carros de carga da locomotiva continham fenol fundido, um produto químico usado na agricultura que é tóxico e potencialmente inflamável. 

Operação de parada 

Cena do filme / Crédito: Divulgação/ Century 20th Fox 

Quando ouviram da torre de controle a respeito do problema, Jon Hosfeld e seus colegas se colocaram à disposição imediatamente. Existiram três tentativas de parar o trem nas duas horas seguintes. 

O primeiro esforço foi de descarrilar a locomotiva, o que foi feito através da instalação de uma cunha de aço nos trilhos à frente dela. O objeto havia sido projetado exatamente para uma situação emergencial como aquela. Infelizmente, devido à alta velocidade dos vagões, não obtiveram sucesso. 

A seguir, eles colocaram em prática a medida de prender a traseira do veículo desgovernado em um trem atrás dele que estivesse freando. Vale destacar que, geralmente, a operação de acoplar um vagão no outro desta forma é feita a 6km/h a fim de garantir a segurança dos funcionários. Neste caso, porém, os profissionais envolvidos precisaram executar esse acoplamento a 82 km/h. 

A ideia funcionou até certo ponto: a locomotiva desgovernada teve sua velocidade reduzida para 17 km/h. Não foi possível, porém, vencer o poder do motor a ponto de fazer o trem parar. 

O esforço final, que enfim freou o veículo, foi realizado por Hosfeld. O maquinista embarcou em outro trem em movimento que passaria ao lado daquele não tripulado, e se preparou para dar um salto de 1 metro entre os dois veículos (que estavam em velocidades diferentes) quando eles se cruzassem. 

Eu tinha apenas uma chance. Eu pensei 'Eu tenho que focar. Eu preciso acertar isso'", revelou o homem em uma entrevista de 2010 repercutida pelo The Philadelphia Inquirer. 

Felizmente, ele teve sucesso, pulando exatamente nas escadas da locomotiva descontrolada, ao que pôde afinal acionar os freios. "Acabou, pessoal. Parei. Estamos seguros", anunciou ele aos seus colegas pelo rádio, para o alívio geral. 

No filme "Incontrolável", é claro, algumas licenças poéticas foram tomadas para dramatizar a história e adicionar ainda mais tensão ao acidente. As gírias e termos do meio locomotivo, por outro lado, correspondem à realidade, dado que a 20th Century Fox, estúdio responsável pela produção, contratou Hosfeld como consultor quanto estava desenvolvendo o longa em 2009. 

Confira abaixo o trailer: