Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Isaac W. Sprague, a impressionante trajetória do apelidado "esqueleto vivo"

Sofrendo de uma atrofia muscular raríssima, o rapaz fez sucesso nos Estados Unidos na caravana circense de P. T. Barnum

Wallacy Ferrari Publicado em 27/06/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem reunindo duas fotografias de Isaac W. Sprague - Domínio Público
Montagem reunindo duas fotografias de Isaac W. Sprague - Domínio Público

Nascido em 1841 no Estado de Massachussets, nos Estados Unidos, o jovem Isaac W. Sprague cresceu de maneira saudável durante toda infância, frequentando a escola e realizando exercícios físicos regulares. Com um peso considerável saudável até os 12 anos, o estadunidense passou a apresentar diversos sintomas estranhos ao entrar na puberdade.

Enquanto praticava natação, Isaac reclamou de câimbra durante o nado e paralisou seus movimentos. Internado, o garoto perdeu uma parcela significativa de seu peso num curto período de tempo. O diagnóstico era de atrofia muscular progressiva extrema, condição que faria o jovem perder de maneira gradativa seu tecido muscular, porém, nunca explicada para o rapaz em vida.

Antes de sua doença progredir, Isaac conseguiu concluir uma parcela de seus estudos e passou a trabalhar em diversos empregos, sempre mudando de empresa por problemas em relação a suas condições físicas. Quando a condição evoluiu, a ponto de inabilitar o jovem, passou a viver unicamente com os pais, sem uma fonte de renda.

A ida ao circo

Em 1865, após diversas recusas em trabalhos convencionais, o jovem recebeu uma proposta de um circo para se apresentar como “o homem mais magro do mundo”. Inicialmente, ainda procurou outras ofertas de vagas, sem sucesso, restando apenas a proposta circense. Durante um ano, o homem foi uma atração secundária em um parque regional.

Cartas estampando a atração de Isaac / Crédito: Divulgação/Bidsquare

Em 1866, foi notado pelo lendário showman P. T. Barnum, que na época reinaugurava o American Museum, uma casa de freak shows e atividades educativas localizada na Broadway. O historiador Marc Hartzman explica no livro ‘American Sideshow’ que a magreza de Isaac chamava atenção até de Barnum, que era popularmente conhecido como o “rei das deformidades”.

Junto do showman, o homem magro passou a ser apresentado nacionalmente como “O Esqueleto Vivo”, revertendo sua imagem em cartas, fotografias e cartazes. Ganhando US$ 80 por semana, Isaac ganhou notoriedade com a encenação fictícia de um casamento com a “mulher mais gorda do mundo”, também recrutada por P. T. Barnum.

Sem condições de continuar

Um episódio quase fez o jovem desistir das apresentações; em 1868, o American Museum pegou fogo e Isaac, presente no momento do incêndio, quase saiu sem vida. Aterrorizado com o ocorrido, Barnum ofereceu um desligamento temporário ao funcionário, até que o mesmo se acalmasse. Nesse meio tempo, o homem magro casou-se com uma moça, chamada Tamar Moore.

Isaac reunido com sua esposa e seus três filhos / Crédito: Domínio Público

Isaac até tentou reestabelecer a vida longe dos palcos, mas não conseguiu emprego. Obrigado a retomar as apresentações para sustentar a família, o homem chegava a ter de carregar um frasco contendo leite para repor com constância os nutrientes do corpo. Além de evitar uma possível inanição, diminuía a tontura e retomava sua consciência.

Apesar da enfermidade, ainda conseguiu ter três filhos, que não herdaram a condição física do pai. Em sua última medição, aos 44 anos, o circense pesava menos de 20 quilos, tendo 1,65 metros de altura. Morreu vítima de uma asfixia em 5 de janeiro de 1887, em Chicago, sem conseguir amparar a família financeiramente.


Fonte: History Collection.


+Saiba mais sobre o show de horrores de P. T. Barnum através das obras disponíveis na Amazon:

A Arte de Ganhar Dinheiro, de P. T. Barnum (eBook) (2019) - https://amzn.to/2yDWWVF

Barnum: An American Life, de Robert Wilson (2020) - https://amzn.to/2YRZdai

P. T. Barnum: The Best Works, de P. T. Barnum (eBook) - https://amzn.to/35IIbNm

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W