Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Jean-Pierre Adams

Jean-Pierre Adams, o jogador que passou 39 anos em coma após um erro médico

Aos 34 anos, Jean-Pierre realizou uma cirurgia no joelho — e nunca mais acordou

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 06/07/2023, às 17h46 - Atualizado em 03/08/2023, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O jogador Jean-Pierre Adams - Reprodução/Vídeo
O jogador Jean-Pierre Adams - Reprodução/Vídeo

Você já ouviu falar na história de um jogador de futebol que passou mais da metade de sua vida em coma em decorrência de um erro médico? Essa é a história de Jean-Pierre Adams, atleta francês nascido no Senegal que faleceu em setembro de 2021, aos 73 anos de idade — e quase quatro décadas após uma cirurgia malsucedida.

Era ano de 1982, mais especificamente dia 17 de março, quando Adams necessitou realizar uma operação de rotina no Hospital de Lyon, uma vez que havia sofrido lesões no tendão na parte posterior do joelho.

No entanto, a equipe responsável pelo procedimento acabou cometendo um erro no momento de aplicar a anestesia, o que acarretou uma falta de oxigenação cerebral. As notícias seguintes não seriam nada boas, já que os danos provocados eram irreversíveis. O jogador, que na manhã da operação tentou tranquilizar a esposa dizendo que estava em forma — portanto, não deveria se preocupar — nunca acordou.

Batalha na Justiça

Após a cirurgia, Pierre Huth, o médico que acompanhou Adams durante sua passagem pelo PSG, deu início a uma batalha judicial em busca de responsabilização pelos erros cometidos durante a operação.

O Jogador Jean-Pierre no ano de 1973 / Crédito: Divulgação / vídeo / Youtube

Conforme informou o portal ESPN, o caso se estendeu por sete anos, até que a Sétima Câmara do Tribunal Correcional em Lyon considerou os médicos culpados por lesões involuntárias.

Apesar de sua triste condição, Jean-Pierre Adams acabou se tornando um símbolo de perseverança. É importante destacar também que sua esposa, Bernadette, dedicou-se incansavelmente ao seu cuidado ao longo dos anos até o dia de sua morte.

Carreira

Nascido em Dakar em 10 de março de 1948, Jean-Pierre Adams começou sua carreira no futebol profissional como zagueiro. Ele jogou por clubes renomados como Nîmes e Paris Saint-Germain, além de que representou a seleção francesa em 22 partidas internacionais.

Imagem ilustrativa / Crédito: Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay

Homenagens dos clubes

Após a morte do jogador, o PSG realizou a seguinte declaração em sua homenagem: "O PSG perdeu hoje em de seus mais gloriosos ex-jogadores. O clube oferece suas condolências aos familiares e amigos".

De semelhante modo, o Nimes, outro clube onde o jogador fez história, divulgou um comunicado nas redes sociais: "Na manhã desta segunda, fomos informados sobre o falecimento de Jean-Pierre Adams. Ele disputou 84 partidas pelo Nimes e, ao lado do também zagueiro Marius Tresor, formou a chamada 'Muralha' na seleção francesa", reportou.

"O clube oferece suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos nesta hora difícil", complementou, segundo informações do portal de notícias.