Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bambi

Major Bambi: o fuzileiro naval condecorado que foi a voz do cervo da Disney

Donnie Dunagan tentou esconder essa parte do seu passado, mas hoje ele fica feliz por ter interpretado o famoso animal

Eduardo Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 06/02/2023, às 21h00 - Atualizado em 02/03/2023, às 19h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O jovem Donnie Dunagan e cena da animação 'Bambi' - Divulgação/Acervo Pessoal/Donnie e Dana Dunagan e Divulgação/Disney
O jovem Donnie Dunagan e cena da animação 'Bambi' - Divulgação/Acervo Pessoal/Donnie e Dana Dunagan e Divulgação/Disney

"Bambi" é uma das animações mais famosas da Disney. O filme de 1942 é um clássico emocionante que já levou muitas crianças e adultos nos últimos 80 anos às lágrimas. Mas como a animação se conecta com Donnie Dunagan, um fuzileiro naval cabeça-dura, veterano condecorado da Guerra do Vietnã e aposentado como major da Marinha dos EUA? Pode parecer que não, mas o filme e o militar se relacionam de maneira direta.

Donnie foi convocado para servir no exército na década de 1950, e foi promovido 13 vezes num período de 21 anos. Em conversa com aNPR, ele disse ser um recorde da Marinha na época. Mas todo seu tempo servindo foi marcado por um segredo que não combinava com sua persona militar: Dunagan foi a voz de Bambi no filme da Disney quando era criança. Enquanto Bobby Stewart fez a voz do Bambi na fase bebê, Donnie foi responsável por dublar a fase mais jovem do personagem.

Cena do filme Bambi (1942) - Reprodução/Disney

Quando criança, Donnie atuou como ator em alguns filmes, como “O Filho de Frankenstein” (1938). Ele foi escolhido pela Disney para ser a voz de Bambi, dublando o personagem hoje icônico. Mas ninguém na vida adulta de Dunagan sabia disso. Por um tempo, nem sua esposa Dana soube.

Grande parte da imagem na mente das pessoas é de que o Bambi era um cervo pequeno e frágil, não se dando muito bem, escorregando no gelo de um lado para o outro com sua barriga”, explicou Donnie ao veículo internacional sobre manter segredo de seu papel em uma das animações mais conhecidas do mundo.

Um cervo na Marinha

Dunagan era o comandante de um acampamento de treinamento da Marinha, responsável por centenas de recrutas. Em ambiente onde as aparências e a autoridade importam tanto, ele não queria que nenhum recruta fizesse a ligação entre ele e o personagem fofo de desenho animado. Donnie queria ser o Major Dunagan, e não o Major Bambi.

Donnie Dunagan na Marinha em 1974. Divulgação/Acervo Pessoal/Donnie e Dana Dunagan

A associação com uma figura tão frágil e dócil poderia não ser benéfica para a carreira militar de Dunagan.  Após décadas conseguindo esconder seu segredo, foi chamado por um fuzileiro naval com quem ele tinha trabalhado várias vezes para “auditar os auditores” do exército.

Donnie estava muito atarefado, já muito próximo à aposentadoria, e quando falou que não sabia se teria tempo para responder ao pedido, o general pegou uma pasta referente a ele e disse:

Você vai auditar os auditores, não vai, Major Bambi?”

“Eu amo isso agora”

Ao refletir nos legados de sua vida, Donnie fala que apesar de sua carreira militar exemplar e dos seus prêmios por salvar vidas, ele poderia ter sido “nomeado ajudante de campo da Casa Branca”, mas “Bambi” continuaria sendo o seu trabalho que mais é querido pelo povo, afinal, fascina gerações. 

Ele passou uma vida tentando esconder o segredo e fugir da voz do seu passado, mas não conseguiu. Anos depois, todavia, Donniedecidiu aceitar o passado.

Mas eu amo isso agora — quando as pessoas percebem que ‘esse velho idiota, ele ainda está vivo e fez o Bambi’. Eu não trocaria nada por isso, nada no mundo por isso.”