Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Índia

Mandalas: O incrível processo de criação dos símbolos de plenitude

Um artista pode levar de 3 meses a 7 anos para pintar os símbolos que nasceram na Índia

Edgardo Martolio Publicado em 07/03/2023, às 12h12 - Atualizado às 14h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro de uma bem detalhada pintura tradicional da Índia - Edgardo Martolio, Aventuras na História
Registro de uma bem detalhada pintura tradicional da Índia - Edgardo Martolio, Aventuras na História

As mandalas nasceram na Índia, incorporadas ao hinduísmo e ao budismo. São símbolos de plenitude que evocam representações do macrocosmo e do microcosmo, concebidas a partir da espiritualidade.

[Colocar ALT]
Imagem mostra os detalhes de uma mandala /Crédito: Edgardo Martolio, Aventuras na História

A palavra "mandala" vem do sânscrito e significa "círculo sagrado". Em tibetano é chamado "khil-khor" e atribui grande importância à relação estabelecida entre o centro e seus arredores, também entre o axis mundi e as quatro direções espaciais.

Arte pura

Em Bhoudhanath, Kathmandu, onde está localizada a mais importante "stupa" fora do Tibete, destaca-se um ponto de criação e venda. A sua voz mais autoritária, Bal Dungel, me deu permissão para fotografar os mais importantes, assim como os quatro artistas que os pintam, sem se repetirem em seus desenhos.

Os artistas trabalham oito horas por dia, seis dias por semana (no Nepal o dia de descanso é o sábado). Leva de 3 meses a 7 anos para pintar uma mandala. Eles ganham um salário mensal, não recebem comissão sobre a venda de suas obras, afinal, os direitos autorais pertencem ao empregador.

A mandala, que aparece abaixo, levou incríveis sete anos de trabalho (mais de 12 mil horas) para sua conclusão. Está à venda pelo preço recorde (para o Nepal) de US$ 1.500.000. Com ele, o comprador recebe os móveis, exibidos na imagem.

Registro da Mandala e dos móveis /Crédito: Edgardo Martolio, Aventuras na História

Edgardo Martolio é jornalista e escritor (laureado com a medalha de ouro da Société Académique D’Education et dEncouragemente Arts, Sciences e Lettres em Paris, França, 2007).