Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Mensagem subliminar? O real significado do refrão de 'Ragatanga'

A canção do Rouge fez muito sucesso com o público infanto-juvenil no início dos anos 2000, sem nenhuma referência a origem

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 22/03/2023, às 18h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Integrantes do Rouge em coreografia de 'Ragatanga' - Divulgação / Vídeo / YouTube
Integrantes do Rouge em coreografia de 'Ragatanga' - Divulgação / Vídeo / YouTube

No ano de 2002, o grupo Rouge era formado no reality show televisivo ‘Popstar’, transmitido pelo SBT, tendo cinco integrantes em sua formação inicial, sendo elas Aline Wirley, Fantine Tho, Karin Hils, Li Martins e Lu Andrade. Pouco após a escolha das jovens em numerosas seletivas, lançaram um álbum de estrondoso sucesso nacional, chamando atenção para o primeiro single.

Tratava-se da música "Ragatanga", um dos maiores sucessos do grupo musical brasileiro. A canção foi um estouro instantâneo e rapidamente se tornou uma das músicas mais tocadas em todo o Brasil. Porém, desde o seu lançamento, muitos rumores e teorias da conspiração cercam a música, alegando que ela contém mensagens subliminares.

Algumas pessoas afirmam que a palavra "ragatanga" seria uma referência a alguma substância ilícita, devido ao fato do personagem da canção, identificado como ‘Diego’, estar possuído pela tal palavra. Além disso, boatos ainda atribuíram a palavra a algum plano sobrenatural, ligado ao misticismo e até satanismo.

O refrão teria o principal segredo sobre a canção, com onomatopeias — “aserehe ra dere” — sendo cantadas repetidamente, caindo na boca do povo junto de sua coreografia. Contudo, dado o teor dançante da canção e o direcionamento ao público infanto-juvenil, qual seria o real significado do refrão e do título da canção?

Mensagem subliminar

A alegação de mensagem subliminar é completamente falsa; a versão brasileira é licenciada de uma outra canção, na língua espanhola, lançada pelo trio Las Katchup. "Ragatanga", por sua vez, é simplesmente uma palavra inventada pelos compositores da música, que acreditavam que ela soava divertida e exótica.

Na letra, "Ragatanga" não contém nenhuma mensagem subliminar; a música foi inspirada em outra canção, "Rapper's Delight", lançada em 1979 pelo grupo de hip-hop Sugarhill Gang, como noticiou a revista TodaTeen.

As letras de "Rapper's Delight" e "Ragatanga" possuem uma melodia e ritmo semelhantes, e as letras de ambas as músicas falam sobre festa e diversão. Além disso, é explicado na versão brasileira que “o DJ que já conhece” Diego toca sua “canção mais desejada”, dando a entender que ele gosta de "Rapper's Delight". O refrão espanhol e em português é simplesmente a versão em inglês cantada sem qualquer fluência.

Nos Estados Unidos, a canção do Sugarhill Gang é reconhecida como um dos maiores hinos do gênero, contendo no refrão um trava-línguas usando as palavras hip-hop, boogie, bang e beat, sendo as três últimas traduzidas livremente como “gingado”, “estouro” e “batida”, sendo um dos primeiros sucessos comerciais do gênero.

É importante ressaltar que a existência de mensagens subliminares em músicas é altamente improvável. O conceito de mensagem subliminar refere-se a mensagens que são transmitidas abaixo do limiar de percepção consciente, ou seja, mensagens que o ouvinte não é capaz de perceber de forma consciente, estando longe de tal composição brasileira.