Matérias » Meme

Qual a relação entre Celso Portiolli e os atentados do 11 de setembro?

O apresentador do SBT já foi associado ao maior ataque da história dos EUA em brincadeiras de internautas

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 10/10/2021, às 09h00

Montagem de Celso com imagem do ataque
Montagem de Celso com imagem do ataque - Divulgação / YouTube / Celso Portiolli (esq.) / Wikimedia Commons / Flickr / themachinestops (dir.)

Em 11 de setembro de 2001, o mundo parava em frente à televisão para acompanhar os Estados Unidos sendo atacados por terroristas da Al Qaeda, que sequestraram e atiraram aeronaves comerciais, cheias de passageiros, contra o Pentágono e as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York. Contudo, uma outra figura da televisão chamou atenção por uma teoria criada pela internet, que não apresenta fatos verídicos.

Responsável por grandes sucessos de audiência pelo SBT, como o “Passa ou Repassa” e “Domingo Legal”, o apresentador brasileiro Celso Portiolli não apenas é atribuído como um dos grandes comunicadores da televisão brasileira, mas para parte dos internautas, alvo de uma curiosa desconfiança fictícia, como informa a revista Contigo.

Tudo começou em fevereiro de 2019, quando um usuário anônimo criou a página “Celso Portiolli não teve nada a ver com o 11 de Setembro”, com 94 mil curtidas até a data desta publicação.

Nas postagens, o apresentador é defendido em diversas imagens alegando inocência sobre sua suposta participação em um dos maiores ataques da história norte-americana. Mas de onde origina tal desconfiança?

Embasamento da piada

Nas redes sociais, um complô por parte de usuários adeptos ao chamado "sh*tposting", prática onde compartilham imagem de comédia sem a necessidade de sentido lógico, relacionaram Celso aos ataques com provas non-sense de forma cômica, mesmo que infundadas.

Desde imagens do apresentador em viagens aos Estados Unidos acompanhado da família até associações com simbologia, mensagens subliminares e numerologia são levantadas por internautas como parte da piada — como o fato de que Celso Portiolli e a frase "onze de setembro" possuem 14 letras, que de acordo com a página, “só não vê quem não quer”.

Montagens 

A teoria ainda conta com dezenas de montagens e imagens resgatadas do apresentador com trajes típicos árabes, usados em uma caraterização para um quadro televisivo. Porém, a página onde a teoria se expandiu o “defende” com explicações óbvias sobre a intervenção de Portiolli no suposto atentado.

Adicionando sentido

A base desta brincadeira amplamente propagada se dá pelo princípio da piada; ela consiste no fato de que, anterior a ela, nunca havia sido relacionada tal figura a um evento tão distante, deixando óbvio o fato de que ele não teve nenhuma participação no episódio. Contudo, repetida de maneira incansável, gera a ambientação cômica — por mais que Celso não tenha nenhuma relação com o 11 de setembro.

O apresentador, por sua vez, entrou na série de piadas e chegou, não apenas a fazer uma referência ao caso durante o programa “Domingo Legal”, mas também interagiu com internautas e adicionou “mistério” na brincadeira ao publicar, em janeiro deste ano, as palavras “11 de setembro” em seu perfil pessoal no Twitter.

No mesmo mês, aproveitou para comentar o caso em uma live pela Twitch a convite de Maurício Cid, onde explicou, ironicamente, o que acha do tema. Confira abaixo.


+Saiba mais sobre o tema através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Biografia da televisão brasileira, de Flávio Ricco e José Armando Vannucci (2017) - https://amzn.to/2I33IoX

101 atrações de TV que sintonizaram o Brasil, de Patrícia Kogut (Ebook) - https://amzn.to/2T6sZF0

Almanaque da telenovela brasileira, de Rodolfo Rodrigues (Ebook) -https://amzn.to/2TrzzFn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W