Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Meme

Como Celso Portiolli foi relacionado aos atentados do 11 de setembro?

O apresentador do SBT já foi associado ao maior ataque da história dos EUA em brincadeiras de internautas

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 10/10/2021, às 09h00 - Atualizado em 11/09/2023, às 17h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de Celso com imagem do ataque - Divulgação / YouTube / Celso Portiolli (esq.) / Wikimedia Commons / Flickr / themachinestops (dir.)
Montagem de Celso com imagem do ataque - Divulgação / YouTube / Celso Portiolli (esq.) / Wikimedia Commons / Flickr / themachinestops (dir.)

Em 11 de setembro de 2001, o mundo parava em frente à televisão para acompanhar os Estados Unidos sendo atacados por terroristas da Al Qaeda, que sequestraram e atiraram aeronaves comerciais, cheias de passageiros, contra o Pentágono e as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York. Contudo, uma outra figura da televisão chamou atenção por uma teoria criada pela internet, que não apresenta fatos verídicos.

Responsável por grandes sucessos de audiência pelo SBT, como o “Passa ou Repassa” e “Domingo Legal”, o apresentador brasileiro Celso Portiolli não apenas é atribuído como um dos grandes comunicadores da televisão brasileira, mas para parte dos internautas, alvo de uma curiosa desconfiança fictícia, como explica a revista Contigo.

Tudo começou em fevereiro de 2019, quando um usuário anônimo criou a página “Celso Portiolli não teve nada a ver com o 11 de Setembro”.

Nas postagens, o apresentador é defendido em diversas imagens alegando inocência sobre sua 'participação' em um dos maiores ataques da história norte-americana. Mas de onde origina tal lenda?

A piada

Nas redes sociais, um complô por parte de usuários adeptos ao chamado "sh*tposting", prática onde compartilham imagem de comédia sem a necessidade de sentido lógico, relacionaram Celso aos ataques com provas non-sense de forma cômica, mesmo que infundadas.

Desde imagens do apresentador em viagens aos Estados Unidos acompanhado da família até associações com simbologia, mensagens subliminares e numerologia são levantadas por internautas como parte da piada — como o fato de que Celso Portiolli e a frase "onze de setembro" possuem 14 letras, que de acordo com a página, “só não vê quem não quer”.

Montagens 

A teoria ainda conta com dezenas de montagens e imagens resgatadas do apresentador com trajes típicos árabes, usados em uma caraterização para um quadro televisivo. Porém, a página onde a teoria se expandiu o “defende” com explicações óbvias sobre a intervenção de Portiolli no atentado. Ou seja, não passa de brincadeira.

A brincadeira

A base desta brincadeira amplamente propagada se dá pelo princípio da piada; ela consiste no fato de que, anterior a ela, nunca havia sido relacionada tal figura a um evento tão distante, deixando óbvio o fato de que ele não teve nenhuma participação no episódio. Contudo, repetida de maneira incansável, gera a ambientação cômica — por mais que Celso não tenha nenhuma relação com o 11 de setembro.

O apresentador, por sua vez, entrou na série de piadas e chegou, não apenas a fazer uma referência ao caso durante o programa “Domingo Legal”, mas também interagiu com internautas e adicionou “mistério” na brincadeira ao publicar, em janeiro de 2021, as palavras “11 de setembro” em seu perfil pessoal no Twitter.

No mesmo mês, aproveitou para comentar o caso em uma live pela Twitch a convite de Maurício Cid, onde explicou, ironicamente, o que acha do tema. Confira abaixo.

Já em entrevista ao podcast Flow, o apresentador disse que ficou bravo quando passou a ser associado a tragédia, no entanto, passou a levar o episódio na 'esportiva'.

"No começo fiquei muito bravo. Como me associam a maior tragédia de todos os tempos? Fiquei muito pistola", afirmou Portiolli. "Na verdade, isso começou em Portugal, com um humorista de lá. Aí um cara fez o favor de repetir isso no Brasil. Com o meu disse".

No começo, a brincadeira também preocupou Celso, que tinha medo de ser barrado na alfândega diante da proporção do 'meme'.

"Eu fiquei com medo do seguinte: qualquer hora eu vou chegar na alfândega e vão me perguntar o que é isso. Mas é incrível; no Twitter, eu postei uma foto de uma viagem para Israel com umas palavras em hebraico e tinha atrás umas torrezinhas, eles já fazem umas associações!", disse o apresentador. "É um negócio incrível! E eu levo na esportiva. Agora qualquer post que eu faço, colocam alguma coisa de 11 de setembro. Mas me defendem".